publicidade

Não há como vencer sozinho!

Para prosseguir e se aprimorar na liderança cristã, você precisará de uma equipe. É bom lembrar que liderança corresponde a 3 elementos básicos: líder, liderados e objetivo. Não há como existir uma liderança sem 1 destes 3 elementos. Para você exercer a liderança é necessário ter uma equipe.



Você já tem uma equipe? Todos os grandes trabalhos demandam uma quantidade maior de pessoas.

O trabalho em equipe significa unir um conjunto de pessoas e prosseguir com ações que visam um só objetivo, uma meta, um alvo. Michael Jordan, ex-jogador profissional de basquetebol norte-americano, considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos e por muitos como um dos mais importantes desportistas masculinos da história, uma vez falou: ​“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”​ .

1.Gene Wilkes, em seu livro O ​Último Degrau da Liderança​ afirma:


  • As equipes envolvem mais pessoas, reunindo assim, mais recursos, ideias e energia do que uma única pessoa.
  • As equipes maximizam o potencial de um líder e minimizam suas deficiências. Os pontos fortes e as deficiências ficam mais expostas em indivíduos.
  • As equipe apresentam múltiplas perspectivas sobre como atender a uma necessidade ou alcançar um objetivo, divisando várias alternativas para cada situação. Raramente o discernimento de um indivíduo é tão amplo e profundo quanto o de um grupo quando este assume um problema.
  • As equipes compartilham o crédito das vitórias e as responsabilidades das perdas. Isto favorece humildade genuína e comunhão autêntica. Os indivíduos recebem os créditos e a culpa sozinhos. Isto alimenta o orgulho e, às vezes, um sentimento de fracasso.
  • As equipes cobram do líder a responsabilidade pelo objetivo. Indivíduos que não mantém relações com ninguém, podem mudar seus objetivos sem responsabilidade final.
  • As equipes simplesmente podem fazer mais do que um único indivíduo.

Sem dúvida, o potencial de uma equipe é superior a apenas um indivíduo.

O fundador das organizações Injoy Stewardship Services e EQUIP, escritor e palestrante John C. Maxell disse: “Quem chega ao topo sozinho fez alguma coisa errada no caminho”. Ele, John C. Maxell, não disse que não é possível chegar ao topo sozinho, mas que se alguém chega ao sucesso de forma solitária, na verdade fez algo errado.

O que acontece é que nenhum líder será bem-sucedido se não contar com ajuda de pessoas. Interessante falarmos de alguém ser bem-sucedido, pois a palavra “sucedido” é o particípio passado do verbo suceder que tem como um dos significados “vir depois”, “seguir-se”, “ser sucessor”, ou seja, podemos considerar que aquele que é bem-sucedido é alguém que pessoas o sucederam, o seguem, o tem como líder. Sendo assim, não há como ser bem-sucedido sem liderar alguém. Ser bem-sucedido significa ter relacionamentos, criar conexão emocional com seus liderados. Ser bem-sucedido significa ter uma vida que inspira outras pessoas a buscarem ser melhor a escolherem a excelência.


Abraham Lincoln, 16° presidente dos Estados Unidos, também afirmou: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Não há possibilidade de um líder estar em completa solidão se ele estiver se relacionando com as pessoas e colocando o relacionamento como prioridade. Ser bem-sucedido é liderar pessoas e levá-las a buscar e encontrar seu potencial máximo, levar as pessoas ao crescimento emocional, intelectual e espiritual.

Se ser bem-sucedido é liderar pessoas, por onde começar? A verdadeira liderança tem um início, mas não tem um fim. A verdadeira liderança começa em si mesmo, aprendendo a si conhecer, sendo autêntico mas sem ser arrogante, sendo gentil sem ser inseguro, sendo empático sem ser falso. A liderança passa posteriormente pelos membros da família, depois aos familiares e pelos amigos e colegas de trabalho e escola. E por fim, a liderança acaba no constante aprendizado que não tem fim.

Como humanos, ser bem-sucedido é ter relacionamentos e ter alguém que espera que você seja exemplo. Tenha certeza que será muito mais gratificante levar pessoas ao topo consigo do que chegar lá sozinho. Não tenha dúvida que será mais gratificante adiar a premiação de todo seu esforço e trabalho, adiar um pouco o atingimento das suas metas se fizer isso de forma a fortalecer seus relacionamentos do que receber todos os bônus de forma solitária.

E você? Sua equipe lhe vê como um líder? Seus colegas o admiram? Sua família lhe vê como uma pessoa amorosa ou autoritária? Seus filhos seguem seus passos? As pessoas lhe preferem presente ou ausente?

Se você, que é líder, está se sentindo solitário na condução de sua vida, tanto profissional como familiar, isso significa que ninguém segue sua liderança, e se ninguém segue sua liderança, você não lidera ninguém, e se não lidera ninguém você não é um líder.

A liderança pressupõe relacionamento. Escolha se relacionar de forma excelente com as pessoas e sua liderança será potencializada.

Ainda há tempo, escolha a excelência.

Cristiano R. Costa

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.