3min. de leitura

Não importam os ventos contrários, pois o amanhã florescerá

A primavera sempre chega, seguida do verão e do outono. Todas as estações são essenciais, pois o florescer não existe sem elas.


Eu sempre fui de observar minhas emoções, acredito que somos seres espirituais e emocionais, além de tudo. Pouco tempo atrás, percebi-me vivendo um dos momentos mais difíceis, emocionalmente falando, da minha vida. Mas sabia que não valeria a pena lamentar e muito menos mergulhar no sofrimento, o que só me levaria a um lugar pior.

Tive a ideia de visualizar onde eu gostaria de estar, porque pensar assim me daria perspectiva para enfrentar o que eu precisava. Mas não conseguia escrever sobre o problema, doía demais. Tornou-se difícil escrever afirmações positivas ou me imaginar com um sorriso no rosto novamente.

Mas não desisti, transformei-me numa árvore. Minha árvore naqueles dias estava seca, sem flores, repleta de galhos fracos e debaixo de uma enorme tempestade.


Às vezes, ventava; às vezes, relampejava. Eu chegava a sentir pena de olhar para aquela árvore… E então parei de pensar nela – ou em mim –, naquele dia.

Não é essa árvore que quero ser. Peguei um papel e desenhei uma árvore linda, com um tronco largo e forte, galhos resistentes, repleta de folhas, flores e frutos servindo de abrigo para os passarinhos, cercada de luz e borboletas, irradiada pela luz do Sol. Quanta energia!, pensei.

Até que lembrei que os frutos caem, as folhas secam e o vento leva alguns galhos. As estações mudam e não há o que fazer. A árvore precisa de água, precisa da chuva, precisa dos ventos também. É impossível florescer sempre.


É preciso aceitar as estações. Ao invés de deixar a tristeza e o medo dominarem durante o inverno, é necessário aceitá-los. Está tudo bem. Eles são parte do processo, receba-os como merecem. Dê-lhes espaço, agradeça-os por estarem aqui, mas não se esqueça de que são passageiros.

A primavera sempre chega, seguida do verão e do outono. Todas as estações são essenciais, pois o florescer não existe sem elas. O ciclo é perfeito. O processo é completo. Faça as pazes com todas as etapas.

Não importam os ventos contrários, pois o amanhã florescerá.

 

Direitos autorais da imagem de capa: Kylo/Unsplash.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.