Não se torne um prisioneiro do seu passado! – “e aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra!”

5min. de leitura

Disse Jesus “ Aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra- Jo 8:1-11”

Aquele que tiver pecado atire-a, então, porque logo você irá atirar pedras em si mesmo!



E assim, machuca sua consciência com tristes lembranças que você insiste em não deixar ir embora.

Já ouviu falar que recordar é viver? Se é desse jeito, para que lembrar o que precisa ser esquecido? Não lamente uma dor que não faz parte do seu presente. É óbvio que não é fácil apagar de vez da memória o que nos traumatiza, que nos deixa infelizes e, em alguns casos até destrói a nossa capacidade de voltar a amar e confiar.

Porém, ninguém nasce sábio. A sabedoria vem com o tempo, com nossos aprendizados, obtidos muitas vezes por nossas falhas. É preciso haver erros, para saber conquistar os acertos. Quem te enganou ontem, amanhã não te engana mais, pois é com essa experiência de mentiras, trapaças, e decepções sofridas, que você irá detectar e evitar os próximos infortúnios. E assim você estará blindado e esperto, para não cair em outra enrascada.


Todos erramos em algum momento da vida, inclusive na juventude, então, comece de imediato a perdoar a si mesmo e liberte-se desse peso que não deixa seu presente fluir.

Sei que quando você começar a tentar esquecer e seguir em frente, haverá pessoas para te lembrar o que você já fez, algumas por serem tolas, outras por maldade. Porém, simplesmente responda : “ Sim, fiz isso e não farei mais, hoje sei o quanto fui cego e ingênuo, mas ficou lá atrás, está no meu passado”. Mostre às pessoas que você não deve nada ao que ficou para trás e que está de bem com o presente; e só assegura compromisso com o futuro.

Deixe os inconvenientes saberem, que eles perderão tempo tentando te envergonhar. A exposição dos seus erros não dá a eles o direito de apontá-los. Por eles terem noção que você fez uma escolha equivocada, seja por uma atitude que tomou e não deu certo ou um relacionamento desastroso, e até mesmo um vício que você já superou. Eles sabem de tudo isso porque você nunca escondeu, tampouco negou. Afinal, quem é perfeito? Afirme que fez, que errou, que se enganou, mas que já venceu , está em uma nova vida e aposta em uma nova chance.


Dou como exemplo, as mãos de um homem do campo que está sempre calejada. Pois a peleja da terra tende a feri-las, mas ele ignora os ferimentos e continua a trabalhar, pois ele sabe que vai se alegrar com uma grande e linda colheita; e que não seria possível a alegria de uma fartura , sem antes passar pelo árduo trabalho campestre.

Logo, ele segue em frente, pois sabe que a satisfação de colher os frutos do seu trabalho ofusca todo o passado de dor.

Então, pense que os seus calos não vão doer para sempre, seus machucados serão superados. Quando você decidir seguir em frente, optar por uma outra chance e, assim que você estiver radiante com a colheita de sua nova vida, saberá que, às vezes, não é possível, ser feliz sem antes conhecer o sofrimento, pois é a luta que nos torna fortes, é a tristeza que nos faz valorizar a alegria; já os erros nos preparam para os próximos acertos, dando-nos a experiência do que futuramente saberemos evitar.

Acredite no amanhã, contemple o brilho do sol, saiba que nasce um novo dia para que você tenha uma nova vida. Esqueça os tortos caminhos que você já percorreu, pois há outras estradas a trilhar.

___________

Direitos autorais da imagem de capa: mirzamlk / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 02/06/2017 às 7:14






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.