Não sinta tristeza sozinho(a). Fale com alguém!

Muito se fala e se escreve sobre felicidade. Buscamos teorias para explicá-la. Usamos exemplos para descrevê-la e buscamos mil motivos para senti-la. E já descobrimos que ser feliz sozinho é possível e até libertador.
Mas e a tristeza? Porque é tão difícil descrevê-la? Ou até mesmo assumi-la?
Simplesmente porque a tristeza nos causa dor. E a maioria sente medo de falar sobre suas dores e expor suas fraquezas. Medo de ser julgado por pessoas que não conseguem enxergar a dor alheia. Medo de ser visto como uma pessoa doente ou fracassada.
Mas na verdade não há razão para sentir medo ou culpa, porque a tristeza não é algo que se escolhe sentir, é um estado da alma quando ela não encontra a paz que necessita.
E afinal, o que nos causa tristeza?
Cada um possui uma sensibilidade bem particular em sua alma. Uns se entristecem por serem enganados no amor, por serem perseguidos no trabalho, por não alcançarem algum objetivo na vida, por não terem emprego, por saberem que os filhos estão trilhando caminhos indesejáveis e tantas outras coisas.
Não importa o motivo, se a tristeza atinge profundamente o seu coração é hora de pedir ajuda.
E se você já descobriu e concorda que ser feliz sozinho(a) é possível, você também precisa descobrir que ser triste sozinho(a) pode ser perigoso. Uma pessoa tomada pelo sentimento de tristeza tende a se isolar, a trancar-se em um ambiente qualquer e não querer ver ninguém. Quando não pode se trancar em um lugar longe de todos, simplesmente se tranca dentro de si mesma, abafando o riso, economizando no “bom dia” e rezando para que ninguém procure conversa.
É até normal que isto aconteça de vez em quando, afinal somos humanos, passamos por momentos estressantes no trabalho, na família, no trânsito, no relacionamento conjugal, etc. Mas o que parece ser apenas um mau humor pode tomar proporções enormes, revelando ser uma tristeza escondida, sendo alimentada, dia após dia. E se bem alimentada, a tristeza se transforma em depressão.
Deixar de senti-la pode ser inevitável, eu sei, mas lute para que a tristeza não vire rotina, pois o corpo reage de forma negativa provocando doenças invisíveis aos olhos de muitos, mas que aos poucos te corrói por dentro.
Reaja! Quando a tristeza começar, seja por qual motivo for, não a sinta sozinho(a). Fale com Deus, ele sempre estará pronto para te ouvir mesmo que você não esteja pronto para entendê-lo.
Fale com alguém próximo a você. Sempre há aquela pessoa em quem você pode confiar. Aquela pessoa que irá lhe ouvir e lhe oferecer seu ombro amigo de forma verdadeira, sem julgamentos.
Sempre há aquela pessoa que se preocupa com você, que procura te fazer sorrir porque sabe que seus dias não têm sido fáceis. Que liga e diz “tô chegando”. E chega mesmo, trazendo consigo um sorriso capaz de espantar qualquer tristeza.
São raras, mas sempre há. Quando encontrar este alguém de confiança, não tenha medo, abra seu coração e jogue para fora o que lhe faz mal. Você irá perceber que falar do seu problema o torna mais leve, que seu fardo não é tão pesado quanto parece e que o ato de desabafar alivia o seu coração.
E um coração aliviado tem mais vontade de viver.
E será que podemos evitar a tristeza?
Alguns sentimentos chegam assim do nada, a tristeza é um deles. E talvez não seja possível evitá-la, mas você pode tentar evitando o que te deixa triste, sejam pessoas ou situações, porque o nosso maior desafio nem sempre é resolver nossos problemas e sim detectar a sua causa. Cortar o mal pela raiz pode ser a solução.
Fuja de tudo que lhe trava o riso, procure estar entre pessoas que lhe querem bem. E nossa família é o nosso porto seguro, por mais imperfeita que seja.
E nas tentativas de se livrar da angústia, vale desistir de um amor que lhe tira a paz, do emprego que suga suas energias e não promove o seu crescimento. Vale desistir das amizades de pessoas interesseiras e de tudo mais que julgar necessário.
Só não vale desistir da própria vida, por que ela sempre foi e será a sua maior riqueza. Um presente de Deus pra você.
E presente a gente não devolve, a gente recebe e agradece.
Tenha fé! Dias melhores virão!
_____________
Direitos autorais da imagem de capa: nixki / 123RF Imagens
Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.
Deixe seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.