Família

“Não somos mães velhas”: mulheres que tiveram filhos depois dos 35 se dizem “mais preparadas”

5 capa Nao somos maes velhas mulheres que tiveram filhos depois dos 35 se dizem mais preparadas

Mesmo sendo mulheres bem-sucedidas, com negócios próprios, elas contam que ainda encontram muitos preconceitos e barreiras sociais porque escolheram ter filhos depois dos 35.



As mulheres têm se tornado cada vez mais chefes da família. São as que mais estudam e as que mais trabalham, mesmo que a remuneração ainda não seja na mesma proporção que a dos homens. Mesmo assim, muitas decidem administrar a própria vida, deixando a família e os filhos para depois, quando acreditam que têm mais maturidade e mais dinheiro para arcar com os gastos.

Segundo reportagem do Metro, as mulheres já podem ser classificadas como “mães mais velhas” a partir dos 35 anos, já que, estatisticamente, elas correm mais riscos de complicações gestacionais, tais como diabetes, pré-eclâmpsia e problemas com a placenta. Atualmente, elas podem passar por acompanhamento rigoroso, garantindo a saúde da criança.

Algumas pesquisas ressaltam que a idade ideal para iniciar uma família é aos 28 anos, mas muitos casais afirmam que é impossível pensar em gerar crianças sem estabilidade financeira. A pandemia, o desemprego e as dificuldades em encontrar escolas, casas e comprar carros continuam sendo prioridade para as pessoas.


Charlotte Tarrant decidiu se tornar mãe aos 40 anos, no meio de 2017, e acredita que o planejamento era a melhor saída. Para ela, as mulheres nunca devem se sentir culpadas, principalmente quando querem ter certeza de que estão aptas para assumir a responsabilidade pelos filhos. Ela é empresária e conta que só se sentiu pronta no final dos 30 anos, pois antes disso não saberia como dar conta da maternidade.

5 2 Nao somos maes velhas mulheres que tiveram filhos depois dos 35 se dizem mais preparadas

Direitos autorais: reprodução Instagram/@starlikebooks.

Wilma MacDonald se tornou mãe aos 38 anos e confirma que estava imatura demais uma década antes, quando estava comprando o primeiro apartamento, que tinha apenas um cômodo. Ela se sente muito feliz por ter esperado, assim conseguiu entrar em um relacionamento mais saudável, teve a chance de conhecer o mundo antes da maternidade, além de mudar de área no trabalho, abrindo o próprio negócio.

5 3 Nao somos maes velhas mulheres que tiveram filhos depois dos 35 se dizem mais preparadas

Direitos autorais: reprodução Instagram/@_maverickmotherhood.


Para Priya Velusami, para quem a maternidade chegou aos 37 anos, a sociedade, ao mesmo tempo em que pune as mulheres por serem mães novas demais, também as pune quando elas esperam mais tempo para ter filhos. Segundo ela, a sociedade não está preparada para que as mulheres tenham filhos pequenos, já que é impossível administrar uma carreira e deixar as crianças na creche.

Priya, além de planejada, como as outras mulheres, também tem o próprio negócio. Ela revela que, na época em que todos diziam que devia ter filhos, não estava em um bom relacionamento, além de estar focada demais na carreira profissional para interromper tudo.

5 4 Nao somos maes velhas mulheres que tiveram filhos depois dos 35 se dizem mais preparadas

Direitos autorais: reprodução Instagram/@pripri.co.uk.

Ela ainda acredita que nem todos conseguem planejar a vida de acordo com as regras sociais, por isso pode ser que destoem do comumente aceito. Sarah Cooper foi o que chamam de “mãe tardia”, não por opção, mas porque passou anos tendo perdas gestacionais que impactaram sua saúde emocional.


Aos 37, finalmente conseguiu engravidar, e, mesmo sem ter planejado esse momento, também é muito julgada pela idade em que seu filho nasceu. É muito comum que médicos desatualizados chamem as mulheres que têm filhos depois dos 35 anos de “mães geriátricas”, o que, para Sarah, é uma afronta.

5 5 Nao somos maes velhas mulheres que tiveram filhos depois dos 35 se dizem mais preparadas

Direitos autorais: reprodução Instagram/@napnapuk.

Existe, afinal, idade certa para ter um filho? Com o avanço da ciência e da medicina, hoje é mais fácil ter um filho independentemente da idade, mas nem sempre a gestação será como esperada. A verdade é que as gestações nunca são como esperamos, mesmo quando se está na idade considerada “ideal”.


Alunos criam cadeira de rodas adaptada para pai realizar o sonho de carregar o próprio filho!

Artigo Anterior

Garçonete humilhada, que recebeu mais de R$ 11 mil em doações, doa dinheiro para caridade!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.