4min. de leitura

Não tenha medo de tomar o seu tempo para se curar e recomeçar

Todos passamos por recomeços na vida. Os ciclos se encerram e, mesmo não querendo, precisamos abandonar o que passou e nos concentrar em seguir em frente, ainda que nos machuque. Não tenha medo de tomar o seu tempo para se curar e recomeçar.


Não é fácil nos desapegarmos do passado, porque tendemos a enxergá-lo como um lugar seguro, onde tudo já é conhecido. Já o futuro é uma incógnita, um tiro no escuro, e por mais que tenha boas coisas preparadas para nós, não nos oferece segurança.

No entanto, não há nada para nós no passado, nenhum crescimento, nenhuma evolução. Precisamos encontrar em nós mesmos a motivação para seguir em frente e aprendermos a nos permitir o tempo necessário para nos curarmos emocionalmente e recomeçarmos.


A importância do tempo para a cura das feridas emocionais

Quando estamos em um período triste de nossas vidas, tendemos a querer apressar as coisas, tirar a dor de nossos corações de uma vez, e por isso nos apressamos em direção ao futuro. Por mais que isso seja compreensível, nem sempre é o ideal a fazer. Precisamos estar prontos e curados para dar o primeiro passo em direção às nossas novas vidas.


As grandes decepções da vida nos machucam e nos causam traumas, por isso precisamos de tempo para nos recompor, para assumirmos que não somos mais as mesmas pessoas e aprendermos a encarar nossas novas realidades de vida.

O tempo nos fornece espaço para aprendermos com nossas experiências, nossos erros. Por exemplo, se decidimos terminar um relacionamento ruim e logo já nos comprometemos com outra pessoa, podemos não ter tempo suficiente para analisar o que estava errado no relacionamento anterior, não descobrimos os erros e, portanto, não aprendemos. Acabamos incorporando os mesmos padrões negativos em todas as nossas conexões. É por isso que muitos relacionamentos fracassam, porque as pessoas não se permitem tempo para crescimento pessoal.


O momento ideal para o recomeço

Não existe uma regra de recomeço que sirva para todos nós. Somos pessoas diferentes, com feridas diferentes. É preciso tempo para estarmos prontos para avançar e, nesse processo, é fundamental aprendermos a nos conectar com nosso interior e ouvir as mensagens que ele nos envia.



No entanto, no geral existem alguns sinais que indicam que estamos prontos para avançar. Veja abaixo:

  1. Quando a dor não nos impede mais de viver. O machucado ainda pode existir, mas ele já não nos fere da mesma maneira, então começamos a nos concentrar mais nas coisas positivas do que nas negativas.
  2. Quando conseguimos analisar nossas experiências negativas com mais amplitude e entendemos as lições que nos ensinaram. Percebemos que tudo tem um propósito e nos ajuda a crescer como pessoas.
  3. Quando somos capazes de enxergar as situações que passamos com humor. Rir das dificuldades mostra que superamos os traumas, as dores.

Se você deseja seguir em frente, mas sente que ainda não está pronto, tenha calma. Priorize a sua cura completa para que possa recomeçar e viver a sua vida da melhor maneira possível!


Direitos autorais da imagem de capa: Sascha Berner / Unsplash





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.