Não tenha receio de tomar atitudes! em algumas situações o corte é necessário para que a vida continue a fluir

4min. de leitura

Ponto final ou reticências?

Quantos pontos finais já colocamos em tantas histórias? Em tantas paixões, em tantos causos e percalços! Em amizades que nos sugam, em situações que nos consomem.  Mas também já deixamos muitas sem ponto e nem contraponto, cheias de reticências…



Confesso, facilmente e sem nenhuma tortura, que adoro as reticências! Elas me soam como possibilidades… janelas abertas por pequenas frestas… mas estão ali… você olha, observa, absorve a cada tempo… quem sabe poderemos “escancará-la” novamente?

Tem coisas, situações e pessoas que valem a pena ter sua continuidade ou silêncio momentâneo nas reticências. Outras, o corte é mesmo necessário para que sua vida continue a fluir! Oxigenar faz bem e é tão vital!

As reticências não podem dominar sua vida. Isso é fato. Atitudes são essenciais. Você precisa saber dosar.  O que é melhor de fato? Insinuações ou saber estancar? O melhor é o que a sua intuição lhe apresenta.  É tão difícil, não é? Não existe certo ou errado! Existe você e seu olhar, a sua escolha!

Você pode achar que não, mas você sabe discernir o que fazer! A hora, o momento, o que lhe é favorável! Dica? Pense, se o esforço para manter for enorme, fazendo você travar, diluir, perder a cor, é hora, sim, de colocar o ponto final.


Mas, se, aos poucos, as possibilidades se esboçam em pequenos fragmentos, mantenha… grandes obras saíram de rascunhos!

Pontos finais são secos, frios, enroscam na garganta. Entalam! Opa, opa, opa! Não é bem assim. Eles podem ser sinônimos de alívio, finalizar páginas sem sentido, abrir nossos olhos e nos apresentar novos horizontes. Vícios nocivos devem ser abandonados.

Ah… mais uma reticência pode ser tão doce, tão esperançosa, tão cheia mesmo de perspectivas… e quantas e quantas… sinta o seu cheiro, a suavidade de seu aroma… um possível recomeço com um contorno mais forte e preciso!

Dê-se a oportunidade do que lhe for mais caro. Pegue sua bebida preferida. Presenteie-se com o prazer de simplesmente sentar e observar. Anote no seu caderno mental o que você quer e o que você pretende. Um ponto final é mais estático, mas não absoluto. E reticências também podem se transformar em pontos finais…


Fizemos uma enquete dias atrás no blog. O resultado? Surpreendente, como deveria! A pergunta foi: Você prefere reticências ou pontos finais! 50% para cada um!

Particularmente, pontos finais estão longe de minha lista de pontuações prediletas. Ainda prefiro as reticências. Elas me soam como música! Mas, se precisar, uso os pontos finais, sem receio, talvez apenas com uma lágrima

Não tenha receio de tomar atitudes, nem que sejam para manter as reticências…

Beijos… abraços… reticências por Pathy…!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: tyukin / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 28/07/2018 às 6:14






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.