Não tenho certeza de nada…

3min. de leitura

Não tenho certeza de nada. Nem do ontem, nem do amanhã. Já me basta estar certa sobre algo. Não quero ter certezas absolutas, prefiro o relativismo das coisas.



Não tenho certeza de nada. Estar certo é ter razão. Prefiro, então, ter paz, já diz o ditado que encharca as redes sociais desse pedido pela incerteza. Tudo é tão breve e em brevidade tão efêmera e em efemeridade tão instável e em instabilidade tão deliciosa feito andar de bicicleta. A gente trata de se equilibrar no que não parar em pé pela simples delícia de ser levado pelo vento.

Não tenho certeza de nada. Não tenho controle das coisas. Vou fazendo o melhor que eu posso e o melhor que eu posso ser vou sendo também. Porque ao longo desse caminho tão cheio de dúvidas, há também um tanto de exclamações. Aprendi, então, a exclamar mais do que reclamar. A deixar ir em vez de segurar. Não quero nós que me prendam ao tempo, quero laços que me enfeitam a alma. Não quero olhar no relógio, quero seguir as estações, o nascer e o pôr do sol. Quero acordar quando o sono acabar e comer quando a fome bater.

Não quero ter certeza de nada, lhes digo, então! Pois que estar certo de alguma coisa é deixar de ver todas as outras possibilidades que a coisa tem. Estar certo é sempre fazer o mesmo caminho, é sempre cruzar com as mesmas pessoas, é sempre cheirar os mesmos perfumes. Quero a incerteza de encontros inesperados, quero as surpresas de tardes descompromissadas, quero o descontrole de corações que batem.


Não gosto de ter certeza de nada e é por isso que digo sem titubear que prefiro a poesia à prosa. Lá podemos devanear num ser sendo de incertezas que rimam em versos nus. Lá podemos desacelerar o ritmo dos textos, desconectar as palavras dos sentidos. Lá podemos brincar de duvidar e crer na dúvida como fé de religião.

Quero dizer, apenas e enfim, que a incerteza é mais bela das verdades que levo da vida.


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.