Bem-Estar e Saúde

“Não tenho medo de envelhecer.” Fafá de Belém fala de transição capilar e como assumiu os fios brancos

Foto: Instagram
capa site Não tenho medo de envelhecer Fafá de Belém fala de transição capilar e como assumiu fios brancos

Em 2019, a cantora deu início ao processo de transição capilar, e de lá para cá os fios ganharam ainda mais brilho e personalidade.

O envelhecimento pode ser motivo de receio para muitas pessoas, principalmente quando percebem a ausência de colágeno, a quantidade exponencial de fios brancos e as rugas, como se aquele rosto da juventude e da fase adulta estivesse cedendo espaço a outro, muito mais maduro.

Mas nem sempre a maturidade é encarada como algo positivo, principalmente no que diz respeito à aparência feminina. Ao mesmo tempo que julga peremptoriamente aquelas que fogem da ação do tempo lançando mão de procedimentos estéticos, a sociedade aponta o dedo para as que abraçam a chegada da idade, ainda mais se demonstrarem amor a si mesmas.

Quando pessoas públicas escolhem remar contra essa maré, ao mesmo tempo que encontram muita resistência de um segmento do público, encorajam outra parcela em momentos difíceis. A cantora Fafá de Belém, de 65 anos, assumiu seus fios brancos em 2019, decisão que foi impulsionada pela pandemia de coronavírus e o consequente isolamento social, que começaram no ano seguinte.

Quando escolheu deixar os fios assumirem a cor natural, muitas pessoas do seu círculo pessoal e profissional começaram a opinar, dizendo que a escolha a envelheceria, sempre em tom pejorativo. Em entrevista ao GShow, a cantora paraense explicou que não liga para isso e que nunca se preocupou em esconder sua idade, além disso sua decisão ajudou inclusive a mudar a mentalidade de algumas pessoas.

2 Não tenho medo de envelhecer Fafá de Belém fala de transição capilar e como assumiu fios brancos

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @fafadbelem

Fafá de Belém disse ainda que sempre teve um estilo de vida mais tranquilo, deixando para frequentar salões de beleza apenas quando era estritamente necessário; tintura nos fios, apenas depois dos 40 anos, e até mesmo a produção de seu figurino ou maquiagem só acontecem quando há algum trabalho importante.

O estilo de vida mais natural, com produtos que pouco agridem a pele e os cabelos, foi o pontapé inicial para essa mudança. Depois do Natal de 2019, Fafá foi para o interior do Pará, a fim de passar férias, e não levou nenhum produto de beleza. Como estava escalada para fazer um filme em que interpretaria uma guru com os cabelos brancos, achou que a decisão vinha a calhar.

3 Não tenho medo de envelhecer Fafá de Belém fala de transição capilar e como assumiu fios brancos

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @fafadbelem

“Fiz umas mechas pratas, comecei a usar o xampu roxo, que vai limpando a raiz, e ele foi abrindo. Depois, pedi para Elza trabalhar as pontas para ele ficar harmonioso”, disse ela em suas redes sociais. No ano seguinte, a pandemia acelerou o processo de aceitação, assim a cantora assumiu os cabelos brancos, sentindo-se mais linda do que nunca.

Desde então, tem sofrido alguns ataques pontuais de pessoas pedindo nas redes sociais que ela volte a tinturar o cabelo, dizendo que ela parece “uma bruxa” ou “uma velha”. Mas o ícone da música no Norte brasileiro conta que o envelhecimento é o caminho de todos e que aceitar isso fez com que carregasse uma luz potente.

4 Não tenho medo de envelhecer Fafá de Belém fala de transição capilar e como assumiu fios brancos

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @fafadbelem

Cuidados com fios brancos

Ao contrário do que muitos pensam, os cabelos prateados não alcançaram apenas as mulheres mais velhas, pois há jovens que desejam ter os fios com essa tonalidade. Para aquelas que querem iniciar o processo de transição, uma boa técnica é mesclar os fios escuros com claros, dessa forma não sentem tanto o impacto da mudança.

5 Não tenho medo de envelhecer Fafá de Belém fala de transição capilar e como assumiu fios brancos

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @fafadbelem

No mercado, existem produtos próprios para quem escolheu assumir ou apenas tornar o cabelo branco, com uma variedade bem acima do que muitos imaginam, afinal como qualquer outro cabelo, ele merece cuidado e atenção, observando-se atentamente se ele está ficando amarelado ou não. Se for sim, significa que está na hora de passar um matizador roxo para que ele volte à cor original.

0 %