ColunistasComportamento

Não ter controle emocional pode destruir a sua vida! entenda o porquê:

Não ter CONTROLE EMOCIONAL site

Que o descontrole emocional nos prejudica, todo mundo já sabe. Mas você já parou para pensar o quanto isso realmente pode impactar negativamente a sua vida?



Esse impacto negativo vai muito mais longe do que uma sensação ruim, do que ter o pavio curto, do que o medo exagerado de enfrentar certas situações.

É provável que você nunca parou para analisar esse impacto da forma como vou lhe  mostrar neste artigo.

Nesses meus anos de experiência, eu pude presenciar inúmeros casos de pessoas que, simplesmente, jogaram anos da sua vida fora, quiçá toda a sua vida, devido ao fato de não ter a mínima noção sobre como dominar suas emoções.


Elas hoje queixam-se de alguns sintomas, mas nem se dão conta de que o grande problema da sua vida começou muitos anos atrás, devido a não terem o mínimo de controle sobre suas emoções.

Observe:

Conheço inúmeras pessoas que têm pavor de falar em público, e é natural que essas pessoas evitem essas situações. Você já imaginou quanto essa pessoa perdeu durante toda sua vida devido a esse medo?

Isso impacta na sua autoestima, pois ela acaba não reconhecida por suas qualidades, por não ter coragem de mostrá-las. Impacta na sua carreira profissional, pois nem passa pela cabeça dela a possibilidade de dar uma palestra, ou se apresentar em algum lugar, e alguém que talvez nem seja tão bom profissional quanto ela, mas tem coragem de falar em público, e por isso, tem mais visibilidade e, consequentemente, é mais reconhecido.


Sua performance em uma entrevista de emprego, por exemplo, será impactada negativamente por essa ansiedade fazendo com que sua performance seja muito abaixo, e pode ser que essa pessoa perca o emprego dos sonhos simplesmente porque sua ansiedade a atrapalhou na entrevista. Isso acarretará uma frustração muito grande, autoestima baixa por não trabalhar com o que realmente gostaria ou não ter os resultados profissionais que acredita ter capacidade.

Seguindo a cascata isso impactará  na sua vida financeira, e problemas financeiros levam à ansiedade, irritabilidade e problemas de relacionamento.

Sem contar que trabalhar com o que não se gosta e ainda não ter o conforto financeiro que gostaria, gera um grande desânimo, falta de vontade levantar pela manhã, enfim, uma infelicidade sem fim, onde a única vontade é a de não sair da cama.

Outro exemplo é a ansiedade e nervosismo para prestar o vestibular, adolescentes abdicam de suas vidas estudando, pais se esforçam para pagar o melhor estudo possível, e na hora do vestibular o nervosismo e a ansiedade colocam tudo a perder. Até que desistem dos seus sonhos e acabam optando por um curso mais “fácil de passar”. A consequência disso? O mesmo ciclo que citei anteriormente… infelicidade, frustração, desânimo, autoestima baixa, etc, etc, etc…


Empreendedores que por não controlarem suas emoções têm dificuldade em gerir uma equipe, agem por impulso, deixam escapar grandes parcerias ou clientes, pelo puro descontrole emocional!

Pais e mães que afastam seus filhos, casais que se separam, não conseguiram administrar uma relação saudável, tudo por causa da irritabilidade, nervosismo, impulsividade.

Esses são apenas alguns poucos exemplos, eu poderia passar um dia inteiro falando sobre isso.

Agora imagine todas essas pessoas com 60 anos de idade lendo esse artigo. Saber que o simples fato de ter medo de falar em público, da ansiedade negativa frente a uma entrevista de emprego ou uma prova de vestibular, o descontrole emocional nos relacionamentos com a família, amigos e colegas de trabalho, essas coisas corriqueiras que somos acostumados a ouvir quase que diariamente, são capazes de destruir toda uma vida!!!


Por hoje, deixo essa reflexão…

“SUA VIDA PODE SER MAIS!“ Não desista dela!!!

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: stocking / 123RF Imagens


Eu não quero e nem aceito um amor mais ou menos!

Artigo Anterior

Muito cuidado com as palavras ditas e escritas. Elas são mais poderosas do que perigosas armas!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.