ColunistasCrônicas

Narrativa em forma de jogo que inspira jogadores em busca de uma profissão…

NARRATIVA EM FORMA DE JOGO capa e dentro

#NarrativasQueInspiram



Narrativa em forma de jogo que inspiram jogadores na escolha de uma profissão

Muito mais que um jogo, os RPGs são narrativas criadas com o objetivo de tornar o ato de jogar uma verdadeira aventura.
Inspirando a criatividade dos jogadores, muitos deles ao ponto de encontrarem a profissão dos sonhos.


R.P.G., sigla em inglês que significa “Role Playing Game” (em tradução livre para o português seria “jogo de interpretação de personagens”), é uma narrativa na qual é dado aos leitores as regras do jogo e o cenário de uma determinada história. Porém os personagens e maiores detalhes da ambientação da aventura é desenvolvida pelo grupo de jogadores, o qual sempre tem um Mestre que ministra o jogo.

A versão tradicional do RPG estimula a imaginação e o raciocínio dos jogadores, como também no desenvolvimento criativo, o que é ótimo para aspirantes a roteiristas.
Um exemplo hollywoodiano, é a saga ‘Anjos da Noite’, em inglês ‘Underworld’, que tem várias referências no roteiro sobre a guerra entre Vampiros e Lobisomens vistas nos livros de RPG ‘Vampiro: A Máscara’ e ‘Lobisomem: O Apocalipse’.

No entanto, é no Brasil que um autor, após anos jogando RPG, desenvolveu uma fantástica saga. Com uma história original, criada a partir dos personagens que criou para jogar, Renato Rodrigues publicou o primeiro livro da saga ‘Dragões de Titânia’, que atualmente está no Volume 4.


O autor é um ótimo exemplo de como os jogos de RPG podem estimular a mente e desenvolver a criatividade, inspirando os jogadores a construir personagens complexo e tão ricos que podem com o tempo incentivar alguns a irem além dos jogos, criando suas próprias histórias e se tornando futuros escritores e roteiristas.

Por ser um jogo de narrativa, com a opção de interpretação, o RPG também pode inspirar jogadores a seguir a carreira de ator ou atriz.

Além dos RPGs tradicionais feitos como narrativa literária, ou seja, na forma de livros, também há histórias mais simples, mas ainda assim com narrativas estimulantes, o MMORPG que é um tipo de RPG para jogar na internet. Nesse caso, o jogo online pode inspirar os jogadores a se tornarem roteiristas de games, pois vai inspirar não só a criarem personagem e cenários, mas ambientes e desafios para jogos dos mais variados.

Mesmo que o RPG seja uma forma de jogo subestimada, definitivamente são narrativas inspiradoras.


Anny Lucard

Oração para abrir caminhos no amor…

Artigo Anterior

Sextafeire-se!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.