Notícias

Nasce o primeiro filho do homem trans que viralizou com ensaio de fotos da gestação

Foto: Reprodução
capa site Nasce o primeiro filho do homem trans que viralizou com ensaio de fotos da gestacao

Roberto e Érika são um casal transcentrado que aguardava ansiosamente a chegada do primeiro filho, Noah.

O nascimento dos filhos nem sempre acontece da maneira que a maioria da população aprende nas escolas.

Conforme nos tornamos adultos, vamos percebendo que ter um filho vai muito além de simplesmente engravidar, aguardar nove meses e dar à luz, são os sentimentos que transformam uma mulher em mãe e um homem em pai, a necessidade de proteção, cuidado e atenção.

A adoção, o cuidado de parentes e até mesmo a gestação em corpos masculinos são alguns dos mais variados tipos de constituição familiar, sendo que as redes sociais se tornaram um dos maiores instrumentos para popularizar e disseminar assuntos considerados “espinhosos” ou tabus na sociedade.

Mas, a cada dia, vemos novas gerações ditando regras e mostrando que poucas coisas são efetivamente impossíveis quando o que está no controle é o amor.

Nesta terça-feira, dia 10 de maio, Roberto Bete, de 32 anos, deu à luz seu primeiro filho, que recebeu o nome de Noah. Ao lado da companheira Érika Fernandes, de 29 anos, os dois enfrentaram 12 horas de trabalho de parto, e a data já era simbólica para o pai antes mesmo de saber que seria o aniversário de seu primogênito. Isso porque neste mesmo dia, há três anos, ele celebrou a mastectomia, cirurgia de retirada das mamas.

Roberto e Érika são um casal transcentrado, ou seja, ambos transitaram entre os gêneros que lhes foram atribuídos na hora do nascimento, assumindo a identidade que realmente condizia com suas realidades, sentimentos, vontades e percepção de mundo. Os dois já apareceram em outras ocasiões na mídia, em abril deste ano, depois de participarem de um ensaio fotográfico, a história deles acabou viralizando. Além disso, Roberto também já participou do reality show “O Crush Perfeito”, exibido pela Netflix, adquirindo o status de celebridade depois do programa.

2 Nasce o primeiro filho do homem trans que viralizou com ensaio de fotos da gestacao

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @roberto_bete

Gravidez e nascimento de Noah

Roberto enxerga no dia 10 de maio um simbolismo que ultrapassa os limites do comum, e dois acontecimentos separados por um hiato temporal de três anos acabaram marcando a vida do empreendedor oficialmente. Ele fez a mastectomia na mesma data, e este ano deu à luz seu primogênito, no mesmo dia.

3 Nasce o primeiro filho do homem trans que viralizou com ensaio de fotos da gestacao

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @roberto_bete

Segundo reportagem do Catraca Livre, o pré-natal da criança foi feito através do Sistema Único de Saúde (SUS), e o pai contou que tudo foi maravilhoso graças à equipe multidisciplinar. Na ocasião, ele planejava que o nascimento também fosse pelo SUS, no Amparo Maternal. Às 13h12, Noah Fernandes veio ao mundo, fazendo com que a família aumentasse: “Não sei se apenas uma coincidência, mas dia 10 de maio será marcado pra toda minha vida, as duas coisas mais importantes pra mim aconteceram nessa data”, disse ele nas redes sociais.

4 Nasce o primeiro filho do homem trans que viralizou com ensaio de fotos da gestacao

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @roberto_bete

Até dar à luz, ninguém realmente acreditava que Roberto estava mesmo grávido, e a maioria pensava que aquilo não passava de uma brincadeira, uma piada contada para disfarçar a “barriga de chopp”. E para aqueles que se perguntam quem vai amamentar a criança, a resposta é muito simples: a mãe, Érika.

Sendo mulher trans, é importante lembrar que além de fazer o tratamento hormonal, ela também passou por um tratamento específico para conseguir amamentar, algo que inúmeras mulheres, principalmente as que adotaram, fazem. O casal passou mais de um ano tentando engravidar, já que esse era o sonho dos dois.

5 Nasce o primeiro filho do homem trans que viralizou com ensaio de fotos da gestacao

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @roberto_bete

Roberto ainda fala um pouco sobre o mundo que espera para ele: “O que eu mais penso é sobre prepará-lo para o que ele venha a enfrentar em relação a preconceito, em relação a qualquer forma de ataque. Eu espero que, até lá, ele tenha essa consciência e que estejamos mais avançados na nossa luta. Nessas questões políticas… [Espero que] a sociedade esteja mais preparada, seja menos preconceituosa, menos agressiva e que ele tenha a criação de um homem desconstruído, de um homem cavalheiro, de um homem que saiba respeitar as mulheres, de um homem que abrace as causas”, disse o pai.

Veja abaixo a postagem sobre o momento:

0 %