4min. de leitura

Neurocientistas recomendam fortemente que você visite a praia regularmente. Aqui está o porquê…

Nosso país é abençoado quando se trata de paisagens naturais. Temos algumas das praias mais bonitas do mundo, e muitos de nós temos o privilégio de visitá-las sempre.

O tempo que passamos ao ar livre, conectados à natureza, é muito importante e nos beneficia em todos os níveis, físico e mental e emocional. O tempo passado no mar, especificamente, pode nos ajudar profundamente a viver vidas mais felizes e saudáveis, pois desperta em nós sentimentos de paz e tranquilidade.


A combinação de cheiros e sons que a água do mar desperta em nossos cérebros é conhecida como “espaço azul”. O espaço azul nos proporciona um relaxamento incrível e necessário em meio a nossas rotinas.

Se você sempre sentiu esse alívio e tranquilidade perto do mar, saiba que não é apenas coisa da sua cabeça! A ciência comprova que o mar realmente influencia na maneira como o cérebro reage ao ambiente, tornando-nos mais felizes, relaxados e energizados.

Abaixo, apresentamos 4 maneiras através das quais esse espaço azul nos beneficia. Confira!

1. O contato com a praia reduz o estresse

A água pode ser uma grande aliada no alívio dos estresses da vida diária. Isso porque na água estão contidos íons positivos naturais, que nos ajudam a nos sentir mais relaxados e à vontade.


Dessa maneira, não importa se tomamos um verdadeiro banho de mar ou se apenas molhamos um pouco os pés na água, de qualquer maneira sentiremos uma sensação de relaxamento. O mar nos oferece esse incrível estímulo instantâneo, do qual sempre podemos nos beneficiar.


2. A praia estimula a criatividade

Cientistas acreditam que a praia pode nos ajudar a despertar a criatividade, combatendo o bloqueio criativo. Nossa conexão com a imensidão azul nos permite limpar nossas mentes de tudo aquilo que não nos faz bem, o que nos permite abordar as coisas importantes da vida com mais criatividade e positividade.

A praia age similarmente à meditação, trazendo-nos uma sensação de calma e nos ajudando a focar naquilo que verdadeiramente merece nossa atenção.



3. Ir à praia pode ajudar a reduzir sentimentos de depressão

Uma informação muito valiosa sobre a praia, é que ela pode ajudar a fornecer alívio para sentimentos de depressão.

O som hipnótico das ondas, quando combinado aos cheiros e à visão, podem naturalmente nos colocar em um estado meditativo, permitindo-nos refletir sobre a vida com calma e segurança, longe do caos da rotina. Essa prática pode nos ajudar a encontrar melhores maneiras de agir, contribuindo para uma melhora de nosso estado emocional e mental.


4. A conexão com a praia pode nos apresentar a novas perspectivas de vida

O contato com a praia pode nos tornar mais abertos às infinitas possibilidades de vida, mostrando-nos diferentes perspectivas, que nos ajudarão a mudar para melhor!

Sempre podemos contar com a natureza para a criação de vidas mais bem-sucedidas e positivas, e o mar nos oferecer esse apoio tão importante.

Portanto, se você mora perto da praia, aproveite para conseguir esses reforços positivos para sua vida sempre que possível. E se você mora longe, já comece a planejar seu próximo encontro com o mar!


Direitos autorais da imagem de capa: Razvan Narcis Ticu / Unsplash





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.