publicidade

Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento

Nada impede a realização e a conquista como sentimento de inferioridade e agir sem confiança.

Infelizmente, a maioria dos sentimentos de inferioridade e falta de confiança vem das pessoas nos dizendo que não podemos ou que não somos bons o suficiente.



De onde vem a crítica?

A verdade é que uma vez que você percebe que essas questões vêm de pequenos comentários feitos por outros, elas parecem muito bobas, e mudar de rumo torna-se fácil. Se superar seus sentimentos de inferioridade é um processo, então o primeiro passo é descobrir de onde esses sentimentos vêm e entender porque é ridículo deixar alguém fazer você se sentir de certa maneira.

Este conceito deriva de duas ideias diferentes. Primeiro, certifique-se de separar o evento da maneira subjetiva que você sente sobre ele. Quando você diz “aquela pessoa me insultou, e isso doeu”, são duas coisas. Primeiro, essa pessoa o insultou. Isso aconteceu, e não há maneira de contornar o fato. Segundo, “e doeu” é com você. Você pode escolher como os eventos fazem você se sentir.

Da próxima vez que alguém tentar te depreciar, pare e pense sobre como isso o afeta. A resposta é que não o afeta, a menos que você permita.



“Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem seu consentimento.” – Eleanore Roosevelt

Também é importante considerar a fonte do insulto. Encare, a maioria dos insultos não vêm de seu melhor amigo, ou de seu parceiro (e se vierem, você precisa reavaliar esses relacionamentos). Insultos vêm do colega de trabalho invejoso, do amigo cínico, ou do valentão.

Há uma semelhança entre todas essas pessoas. Todas elas têm pouca confiança ou estão tristes, ou solitárias. Ser presunçoso e cínico é simplesmente um mecanismo de defesa. Elas não querem que as pessoas vejam suas deficiências, então destacam as falhas dos outros. Isso é muito triste, e você deve sentir pena dessas pessoas.


Como ser mentalmente forte

As pessoas mentalmente fortes podem evitar muito sofrimento e estão prontas para realizar muito mais porque entendem a crítica por aquilo que é: o reflexo de si própria de uma pessoa triste e solitária. As pessoas fortes desconsideram os insultos e respondem sendo bondosas e ajudando a elevar as pessoas que a insultaram – tentando não apenas se manter acima da água, mas também puxar os outros para cima com elas.


Na próxima vez que alguém tentar fazer você se sentir inferior, você provavelmente vai ficar chateado. Mas em algum momento, enquanto estiver processando o insulto, você vai lembrar deste artigo. Então pare, respire e considere o que esse insulto realmente é.

Em um nível, o insulto é simplesmente uma sequência de palavras, e as palavras não podem afetá-lo. Você pode escolher não atribuir qualquer significado para a palavras, e evitar o desgaste. Em outro nível, insultos são geralmente palavras de pessoas tristes e feridas. Pergunte a si mesmo: que tipo de barreira essa pessoa está tentando colocar agindo desta maneira? Ela está tentando proteger suas próprias inseguranças e falhas? A resposta é quase certamente “sim”. Os vencedores e as pessoas com confiança não colocam ninguém para baixo. Elas as elevam.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.