5min. de leitura

NÔMADES DIGITAIS – O QUE SÃO E COMO SER…

Imagine acordar, abrir as janelas e dar de frente para uma praia maravilhosa, um canyon ou uma floresta e começar a trabalhar enquanto toma café da manhã. Não, isso não é um sonho: é a realidade de um novo grupo de profissionais, os nômades digitais.


Com a expansão de vários mercados, da internet e da tecnologia, novas profissões, criação de conteúdo digital, juntando com os custos de vida altos no Brasil e passagens aéreas internacionais baratas, abriu esse nicho para profissionais que querem sair do escritório, da rotina das 9hs as 18h, juntando o útil ao agradável: trabalhar e viajar ao mesmo tempo.

As paredes do escritório não fazem mais sentido, pegar horas de trânsito para chegar ao trabalho também não. Há formas mais eficientes de trabalhar, ganhar dinheiro e ter uma vida maravilhosa ao mesmo tempo. Se você está fazendo algo esperando ansiosamente pela hora do término, esse é o maior sinal de que essa função não te traz felicidade.


Com as condições de trabalho atuais, vários profissionais podem desempenhar suas atividades de qualquer computador com internet. Nem mesmo reuniões precisam necessariamente ser presenciais.

Infelizmente, nem toda profissão permite que você seja um nômade digital. Apesar disso, esse estilo de vida já é possível para muitos profissionais freelancers e para empreendedores digitais.


Algumas opções: escritores, blogueiros, contadores, programadores, profissionais de SEO, designers, fotógrafos, donos de e-commerces, tradutores e consultores. A maior parte desses profissionais trabalha nas áreas de tecnologia e da criação de conteúdo digital.

A parte boa é a liberdade, flexibilidade, viajar em baixa temporada, não ter horários, não estar dentro do mesmo escritório todos os dias, e o principal, poder viajar: oportunidade de conhecer lugares, pessoas e culturas incríveis o tempo todo.

Porém nem tudo são flores: temos as dificuldades de um freelancer, tem mês que tem dinheiro, tem mês que não. Dependendo do trabalho que fazemos, precisamos estar conectados o tempo todo, 24/7.

Eu tenho esse blog sobre Viagens, que é algo que sou apaixonada e gosto de escrever, que é um meio de comunicação e tenho espaço para anúncios. Não sou simplesmente uma viajante que não trabalha, e sim uma pessoa que utiliza as viagens para ganhar dinheiro através do blog.

Também tenho uma loja online de camisetas femininas. E a loja online tem suas vantagens: Não tem aluguel, vendedor, fica aberto feriados, de madrugada… A internet trabalha por mim! Sou a favor de ganhar dinheiro, mas sem que isso signifique ter de abdicar de 80% do seu tempo, e passar a viver somente nos intervalos do expediente. A vida é curta demais para isso.

O que eu falo sempre para meus leitores que me mandam mensagem pedindo conselhos é: comece. O primeiro passo, o mais importante do processo, é reconhecer que você quer mudar. É pensar em você em primeiro lugar e relembrar que você pode e merece ter uma vida fantástica.

COMECE pensando, refletindo, cortando gastos, estudando… Pense no que te faz feliz, no que gosta de fazer e veja se existe a possibilidade de trabalhar com isso através da Internet. Ela é nossa carta de alforria.

Há um ano, encontrei formas de ganhar dinheiro através da internet com toda mobilidade e
flexibilidade de um trabalho. E quer saber? Estou feliz assim. “Se você está na mesma trilha do que todo mundo, então está fazendo algo errado. A felicidade não é um destino, é uma trajetória.”





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.