4min. de leitura

Noruega é o primeiro país do mundo a proibir o corte de árvores!

A natureza é o nosso verdadeiro lar. Antes de todas as tecnologias que temos hoje existirem, antes das casas de concreto, dos fogões, geladeiras, dos celulares e dos carros, nossas vidas giravam em torno do que a natureza tinha para nos oferecer, e foi graças a ela que chegamos onde estamos hoje.


Temos uma dívida eterna com a natureza, mas infelizmente não sabemos valorizá-la.

Constantemente jogamos lixo pelas ruas, desmatamos sem pensar no amanhã, poluímos o ar e praticamos crueldade contra os animais. A ação humana é a principal responsável por todos os problemas que o meio ambiente enfrenta.

Pensamos muito em nós mesmos, o que não pensamos é que sem natureza, não há vida. Nesse sentido, é muito importante que os governos tomem atitudes de preservação, limitando a ação humana contra a fauna e a flora.

A Noruega tomou uma decisão histórica ao se tornar o primeiro país do mundo a proibir o corte de árvores e se comprometer com o fim desmatamento em todo o território nacional. A decisão foi tomada pelos parlamentares do país.


Além da proibição do corte de árvores, o governo escandinavo também baniu a compra e a produção de matérias-primas que contribuem para a destruição de florestas no mundo. Além disso, outro compromisso foi assumido pelo parlamento: encontrar uma alternativa para o fornecimento de carne, soja, madeira e óleo de palma de uma maneira que não afete o ecossistema.

A Noruega fez uma promessa junto à Alemanha e à Grã-Bretanha de promover esforços significativos contra cadeias de produção que gerem corte de árvores, assinada na Cúpula do Clima da ONU, em 2014, mas foi a primeira a colocar esses planos em prática, no ano de 2016.


Uma atitude realmente positiva do país, mas não é a primeira vez que a Noruega se mostra proativa no que se trata da preservação do meio ambiente. No ano de 2008, o país doou ao Brasil uma quantidade equivalente a 3 bilhões de reais para ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia, de acordo com a CNN. Isso sem contar a meta de restringir a venda de carros movidos à gasolina até 2025.

Um grande exemplo do que todas as nações deveriam estar fazendo para cuidar da natureza. As árvores purificam o ar e são essenciais para todos os seres do planeta. Um verdadeiro tesouro a ser preservado!

Esperamos que todas as nações se inspirem nas atitudes da Noruega e comecem o quanto antes a tomar medidas para a preservação do nosso lar.

Você conhece algum outro país que tenha atitudes semelhantes? Comente abaixo e compartilhe esses exemplos positivos conosco!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Tatiana Popova / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.