Nossa Senhora do Carmo, a poderosa Santa símbolo do escapulário

Os eremitas que viviam no Monte Carmelo seguiram o exemplo de Elias e oraram pelo advento da muito aguardada Virgem, que se tornaria a mãe do Messias.



Você sabe quem foi Nossa Senhora do Carmo? A santa símbolo do escapulário é padroeira e mestra da vida interior. Ela é conhecida por proteger seus fiéis dos perigos, ajudando-os a superar desafios. Conheça a história de Nossa Senhora do Carmo.

Para que você entenda a história de Nossa Senhora do Carmo, primeiro precisamos falar sobre o Monte Carmelo.

Monte Carmelo 

Monte Carmelo é um lugar bíblico onde o profeta Elias morava. Ele se eleva 1.742 metros acima do nível do mar. O monte fica na costa mediterrânea de Israel, na Palestina (Terra Santa).


Foi nesse local que Elias orou a Deus pela salvação de Israel, que estava sofrendo uma terrível seca. Ele mandou seu criado subir a montanha várias vezes para procurar a chuva. Mesmo recebendo notícias negativas, Elias continuava a rezar.

Na sétima tentativa, o servo de Elias retornou com boas notícias. “Eis que uma pequena nuvem surgiu do mar como o pé de um homem.” Logo depois disso, chuvas torrenciais caíram sobre a terra ressecada e o povo de Israel foi salvo. Elias viu a nuvem como um símbolo da Virgem mencionada nas profecias de Isaías (Isaías 7:14).

Os eremitas que viviam no Monte Carmelo seguiram o exemplo de Elias e oraram pelo advento da muito aguardada Virgem, que se tornaria a mãe do Messias.


Devido ao lugar, esse grupo foi chamado de carmelitas. No Monte Carmelo, eles construíram uma pequena capela dedicada à Senhora do Carmo, ou Nossa Senhora do Carmelo. Assim a origem da Ordem Carmelita remonta a Elias e seus discípulos.

Posteriormente, os carmelitas foram obrigados a ir para a Europa, fugindo da perseguição dos muçulmanos. Esse movimento fez com que a Ordem do Carmelo se espalhasse pelo mundo.

Não se sabe ao certo em que ano esses fatos ocorreram.

São Simão 

No século XIII, durante as Cruzadas, São Simão juntou-se a um grupo de eremitas no Monte Carmelo, durante uma peregrinação à Terra Santa. Em 1.247, ele foi eleito o sexto superior geral dos carmelitas, na Inglaterra.

No entanto, a ordem teve dificuldade em ganhar aceitação geral e sofreu muita perseguição e opressão do clero secular e outras ordens, o que levou os monges a recorrer à Santíssima Virgem em 1.251.

No domingo, 16 de julho de 1.251, quando São Simão se ajoelhou em oração, Nossa Senhora apareceu a ele, segurando o Menino Jesus em um dos braços e um escapulário marrom no outro.

Ela proferiu as seguintes palavras: “Hoc erit tibi et cunctis Carmelitis privilegium, em hoc habitu moriens salvabitur.” Na tradução livre: “Este será o privilégio para você e para todos os carmelitas, que qualquer pessoa que morra nesse hábito será salva.”

Em 13 de janeiro de 1252, a ordem recebeu uma carta de proteção do papa Inocêncio IV, defendendo-a da perseguição.

São Simão viveu uma vida santa por 100 anos e morreu no mosteiro carmelita de Bordeaux, na França, em 16 de maio de 1265.

Quem foi Nossa Senhora do Carmo? 

Nossa Senhora do Carmo é o título dado à Virgem Maria na forma como ela apareceu para São Simão: segurando o Menino Jesus nos braços. Assim, Nossa Senhora do Carmo é a própria Virgem Maria, mãe de Jesus.

A palavra carmo corresponde ao monte do Carmo, ou monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou, e significa “jardim”.

O escapulário de Nossa Senhora do Carmo 

A palavra escapulário vem do latim scapula, que significa armadura, proteção. Originalmente, a palavra escapulário definia uma veste sobreposta que caía dos ombros, usada pelos monges no trabalho. Os carmelitas o assumiram como mostra de dedicação especial à Virgem, buscando imitar sua entrega a Cristo e ao próximo.

Já o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, também conhecido como escapulário marrom, é uma das mais populares e celebradas devoções católicas romanas. Ele é como um hábito carmelita em miniatura, que mostra a consagração da pessoa à Virgem.

O escapulário consiste em um cordão que se coloca ao pescoço preso a duas peças pequenas de tecido cor de café. Uma das peças fica sobre o peito e a outra, às costas; costuma-se usá-lo sob a roupa.

De acordo com o Papa João XXII, a Santíssima Virgem lhe deu a seguinte mensagem em uma visão relacionada àqueles que usam o escapulário marrom: “Eu, a Mãe da Graça, descerei no sábado após sua morte e quem eu encontrar no purgatório libertarei para levá-los ao monte santo da vida eterna.”

Com base na tradição da Igreja, três condições precisam ser satisfeitas para se obterem os benefícios desse privilégio e do escapulário:

– Usar o escapulário castanho ou marrom.

– Observar a castidade, de acordo com o estado da pessoa na vida.

– Rezar o rosário.

A fim de receber as bênçãos espirituais associadas ao escapulário, é necessário estar formalmente inscrito no escapulário marrom por um padre ou um leigo que tenha recebido essa faculdade.

Uma vez inscrito, nenhum outro escapular precisa ser abençoado antes de usar. A bênção e a imposição estão ligadas ao usuário por toda a vida.

Qual é o dia de Nossa Senhora do Carmo? 

O dia da festa de Nossa Senhora do Carmo é 16 de julho, mesmo dia em que ela apareceu a São Simão.

Agora que você já sabe a história de Nossa Senhora do Carmo, conheça as suas orações para pedir-Lhe proteção, agradeça-Lhe as bênçãos recebidas diariamente e alcançar outras.

Oração a Nossa Senhora do Carmo – versão 1 

Senhora do Carmo, ensinai-nos a dizer “sim” à vontade de Deus. Ajudai-nos a ver nos acontecimentos a mão providente do Pai. Dai-nos a capacidade para o louvar por nos ter escolhido. Ensinai-nos com a vossa compaixão prática a estar atentos às necessidades dos irmãos. Pegai na nossa mão e levai-nos a seguir sempre Jesus, tal como vós o fizestes até o Calvário. Fazei que vivamos sempre na unidade para que sejamos a vossa Família que muito amais.

Virgem do Carmo, Senhora do Escapulário, em vós encontramos o que queremos ser: viver numa relação íntima com Cristo, estar totalmente abertos à vontade de Deus e deixar que as nossas vidas sejam transformadas pela Palavra divina.

Vós que sois a Mãe e a Formosura do Carmelo, ensina-nos a viver como filhos de Deus à imitação de Jesus.


Oração a Nossa Senhora do Carmo – versão 2 

Ó Virgem Maria!

Senhora do Carmo, Mãe de Misericórdia,

a Ti rogamos graças junto a Nosso Senhor Jesus Cristo!

Mãe do Carmo, Senhora Nossa,

que nos recebes como filhos e filhas muito amados,

que nos ensinas a Oração do Coração,

assim contemplamos Vosso Filho Jesus.

Mãe Piedosa,

ensina-nos a calar nas dificuldades

para ouvir vossos ensinamentos.

Ensina-nos o acolhimento ao próximo,

Ajuda-nos a ser perseverantes nos trabalhos da Santa Igreja.

Pedimos vossa maternal intercessão junto a Jesus Cristo Nosso Senhor

para sermos seus instrumentos na evangelização de um mundo melhor.

Pedimos tua bênção, Mãe e Senhora nossa,

agora e sempre.

Amém!


Oração a Nossa Senhora do Carmo – versão 3

Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura para os que se revestem com o vosso santo escapulário.

Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre.

Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder.

Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria.

Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.

Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes.

Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso Filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-la por toda a eternidade.

Amém!


Oração a Nossa Senhora do Carmo – escapulário

Ó Senhora do Carmo, revestido(a) de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida.

Acompanhai-me com vossa intercessão para que eu possa crescer na fé, na esperança e na caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra.

Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele na graça de Deus e assim alcançar a vida eterna. Amém.


Oração a Nossa Senhora do Carmo para alcançar uma graça

Senhora do Carmo, Rainha dos Anjos, canal das mais ternas mercês de Deus para com os homens,

Refúgio e Advogada dos Pecadores, com confiança eu me prostro diante de vós suplicando-vos que obtenhais (diga a graça que você deseja alcançar).

Em reconhecimento, solenemente prometo recorrer a vós em todas as minhas dificuldades, sofrimentos e tentações, e farei tudo o que ao meu alcance estiver a fim de induzir outros a amar-vos, reverenciar-vos e invocar-vos em todas as suas necessidades.

Agradeço-vos as inúmeras bênçãos que tenho recebido de vossa mercê e poderosa intercessão.

Continuai a ser meu escudo nos perigos, minha guia na vida e minha consolação na hora da morte. Amém!

Conhecia essa devoção? Agora você pode compartilhar este texto com os devotos de Nossa Senhora para que desfrutem das graças trazidas pela Virgem do Carmo e usem corretamente o santo escapulário.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.