Comportamento

“Nossa sociedade é criada para glorificar as mulheres jovens” – Andie MacDowell

Capa Nossa sociedade e criada para glorificar as mulheres jovens – Andie MacDowell
Comente!

A atriz reflete em entrevista sobre as questões do etarismo em Hollywood, um preconceito por idade que atinge várias atrizes mais velhas.

A palavra “etarismo” pode ser desconhecida para a maioria das pessoas, mas o problema que representa já é um velho conhecido nosso, basta prestar atenção nas atitudes que presenciamos no dia a dia.

O termo foi criado para designar o preconceito que pessoas de idade mais avançada enfrentam, que também é conhecido como ageísmo ou idadismo. Frases como “você está velho demais para isso”, “está ficando senil”, “você não tem mais idade para fazer isso” são apenas alguns exemplos das formas como a discriminação por idade pode atingir esta parte da sociedade.

E, por mais que a definição seja nova, o preconceito está há muito tempo inserido no nosso dia a dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% das pessoas já pronunciaram ou fizeram algo discriminatório contra o aspecto físico ou mental de pessoas mais velhas.

Na indústria do entretenimento, o etarismo parece pesar mais para as mulheres. São diversos os relatos de atrizes que se sentem julgadas por amadurecer, como Sarah Jessica Parker, que se perguntou se as pessoas prefeririam que ela apenas desaparecesse. O escrutínio que as impacta raramente é debatido no campo masculino. Quando ficam mais velhos, atores se tornam galãs grisalhos, enquanto as atrizes são rechaçadas ou por mostrar sinais demais do avanço da idade ou por fazer demasiados procedimentos para mascará-lo.

A atriz Andie MacDowell acredita que pode ser difícil para mulheres mais velhas encontrar beleza em uma sociedade que “glorifica” a juventude. A atriz de 59 anos é uma das que sentem na pele a pressão por ter envelhecido no cinema e fala abertamente sobre a dificuldade de navegar por um sistema que considera primeiro sua aparência e depois o talento.

2 Nossa sociedade e criada para glorificar as mulheres jovens – Andie MacDowell

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @andiemacdowell

Conversando com a revista W sobre sua perspectiva de beleza, Andie disse que acredita que nossa sociedade foi criada para glorificar mulheres mais jovens, por isso é um desafio para as mais maduras encontrar e se sentir bem com a própria beleza. Mas a atriz ressalta que isso precisa ser feito, para que as mais velhas consigam viver mais felizes como são.

Andie reflete sobre a preciosidade do tempo e os diversos aspectos da maturidade que considera expendidos e que só podem ser alcançados com o passar do tempo. Ela diz que não se deve olhar para trás, a não ser que seja para admirar quão longe você chegou.

A estrela de cinema fala que seus mais preciosos “segredos de beleza” pouco têm a ver com a aparência, embora ela confesse ser uma grande adepta de exercícios como yoga e caminhadas, e consumidora de alimentos o mais naturais possível, inclusive, conforme informou a revista, Andie cultiva o próprio trigo.

Andie diz que não importa o que seja feito por fora, quanta maquiagem use ou o cuidado com as roupas escolhidas, se uma pessoa não se conhece por dentro nem faz o esforço para tal, ela não alcançará a verdadeira beleza, e nenhum desses paliativos pode ajudar nessa jornada.

A atriz finalizou dizendo que, se pudesse desmistificar algo sobre a busca incessante pela beleza, é o estereótipo de que para ser bonita uma mulher precisa ser jovem. A atriz renomada, que foi a queridinha das telonas nos anos 1980 e 90, diz que existem belezas únicas na maturidade suficientes para que essa luta contra o relógio seja desnecessária. Ela acredita que devemos todos abraçar cada detalhe das etapas que estamos percorrendo.

3 Nossa sociedade e criada para glorificar as mulheres jovens – Andie MacDowell

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @andiemacdowell

Andie acredita que envelhecer vem com bônus de vários aspectos escandalosamente deslumbrantes, e as mulheres não deveriam ser julgadas por causa do passar do tempo.

Comente!

A ciência confirma: as crianças pequenas querem ajudar em casa, e devemos deixar

Artigo Anterior

O que você viu primeiro neste teste de ilusão visual revela o nível da sua covardia!

Próximo artigo