publicidade

Nossas palavras podem transformar nossas vidas em um inferno ou paraíso na terra!

Eu sei que existem algumas pessoas que testam a nossa paciência, tem pontos de vistas diferentes do nosso e até parecem que são como uma pedra no sapato.



Mas para ARUN GANDHI, Fundador e presidente do M. K. Gandhi Institute for Nonviolenceviver, para que vivamos em paz, precisamos deixar “que venha à tona aquilo que existe de positivo em nós e que sejamos dominados pelo amor, respeito, compreensão, gratidão, compaixão e preocupação com os outros, em vez de o sermos pelas atitudes egocêntricas, egoístas, gananciosas, odientas, preconceituosas, suspeitosas e agressivas que costumam dominar nosso pensamento”.

Sem percebermos, muitas vezes deduzimos que sabemos o que o outro está pensando ou sentindo a nosso respeito e nos comportamos defensiva ou ofensivamente.

De certa forma, queremos forçar as pessoas a pensarem como nós, rotulamos e julgamos entre certo e errado, de acordo com nossos valores e crenças, mas, na maioria das vezes, não temos consciência disso.

“Para além das ideias de certo e errado, existe um campo. Eu me encontrarei com você lá.” Rumi

Contextualizando a citação do poeta sufi, podemos dizer que precisamos transcender tudo isso, aceitando as diferenças como uma riqueza de conhecimento, que podemos trocar e, no mínimo, respeitar.


Para melhorar nossa vida, o primeiro passo seria praticar a auto-observação de nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos em nossas relações. Depois identificar e expressar os nossos sentimentos, pois isso irá ajudar a resolver muitos conflitos. Quando recebemos uma mensagem negativa, tendemos a sentir culpa e nos vitimizar, atribuindo o que estamos sentindo aos outros, ao invés de procurar entender o que realmente está acontecendo.

Por fim, é importante desenvolvermos muita empatia e nos esforçar para sermos mais flexíveis, compreensíveis, amorosos, mas não tolos, encerrando relações abusivas.



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: xalanx/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.