ComportamentoCuriosidades

Nossos antepassados não dormiam como nós – é por isso que você acorda no meio da noite!

É uma situação ruim. Você fica acordado até tarde e tem que acordar cedo para o trabalho. Por volta de 2:30, aparentemente sem nenhuma razão, você acorda em choque e fica assim por cerca de uma hora.



Isto fará você ter uma manhã muito grogue no dia seguinte, não é?! Pode ser muito ruim acordar assim, mas na verdade é uma característica evolutiva antiga.

Se você costuma acordar no meio da noite, é realmente porque deve. Os seres humanos costumavam fazer o que é chamado de “sono segmentado”, o nome é autoexplicativo.

Dormíamos durante quatro horas, acordávamos por uma ou duas horas, em seguida, dormíamos mais quatro. É um relógio biológico natural que aprendemos a ignorar.


nossos-antepassados

As pessoas usavam essas horas entre o sono para rezar, escrever, beber um chá ou simplesmente relaxar de alguma outra forma. Durante este tempo, o cérebro produzia prolactina, uma hormona que promove o relaxamento.

“Durante a maioria da evolução, nós dormíamos de uma certa maneira. Acordar durante a noite é parte da fisiologia humana normal”, diz o psicólogo Greg Jacobs. “A ideia de que devemos dormir em um bloco consolidado poderia ser prejudicial, diz ele, se deixa as pessoas que acordam durante a noite ansiosas, pois essa ansiedade em si pode proibir o sono e é provável que se infiltre nos momentos em que estamos acordados também.”

Russell Foster, professor de Neurociência Circadiana em Oxford, confirma a afirmação do Sr. Jacobs. “Muitas pessoas acordam durante a noite em pânico”, diz Foster.


“Eu lhes digo que o que estão enfrentando é um retrocesso para o padrão de sono bimodal. Mas a maioria dos médicos ainda não reconhece que um sono consolidado de oito horas pode ser antinatural.

Mais de 30% dos problemas médicos que os médicos enfrentam, se ligam direta ou indiretamente ao sono. Mas o sono tem sido ignorado na formação médica e há poucos centros onde é estudado.” Portanto, antes de tentar diagnosticar um problema, considere que é apenas seu corpo fazendo o que naturalmente faz.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Higher Perspectives


Não estou neste mundo para satisfazer as expectativas dos outros…

Artigo Anterior

Pela primeira vez, eu quero estar longe das pessoas…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.