5min. de leitura

Nossos verdadeiros amigos são a cura para nossas almas

“Um verdadeiro amigo é aquele que entra quando o resto do mundo sai.” – Walter Winchell

Durante nossa jornada de vida, nos relacionamos com muitas pessoas. Alguns desses relacionamentos são puros e saudáveis, outros são tóxicos e ainda há aqueles que não são realmente significativos para nós. Mas um dos relacionamentos mais transformadores que podemos experimentar é a verdadeira amizade.



Nossos amigos verdadeiros são aqueles que sempre estarão ao nosso lado, independente da distância, das outras amizades, dos relacionamentos românticos. A verdade é que não há distância grande o suficiente para separar uma verdadeira amizade.

Entretanto, é importante termos o conhecimento de que nossas amizades atuais não nos impedem de criar conexões com outras pessoas. Quanto mais nos permitirmos cultivar relacionamentos saudáveis, mas poderemos desfrutar de todos os grandes benefícios dessa união. Nossas amizades, até mesmo aquelas mais “breves”, as que fazemos em situações passageiras, como viagens, acampamentos, excursões, podem nos ajudar a evoluir.

As amizades precisam de cuidado diário, ou podem se deteriorar

Nem todas as nossas amizades são para sempre, muitas vezes por conta do fluxo da vida e outras vezes porque não damos o devido valor ao cultivo desses relacionamentos tão importantes.


Motivos comuns que nos levam a perder grandes amigos estão geralmente relacionados à nossa rotina. Mudamos de casa, de cidade, de trabalho, de círculo social e nos julgamos muito ocupados para dedicar tempo aos nossos amigos ou fazer um esforço para manter a amizade viva.

A amizade tem suas necessidades particulares. Precisa ser cuidada e nutrida todos os dias, ou não será capaz de florescer e dar todos os frutos que enchem nossas vidas de amor, compreensão e alegria. Se for desvalorizada ou deixada de lado, desfar-se-á e deixará apenas lembranças.

“Um verdadeiro amigo é aquele que entra quando o resto do mundo sai.” – Walter Winchell


Hoje em dia, no nosso mundo globalizado e tecnológico, fica difícil encontrar alguma justificativa para não procurarmos nossos amigos, porque as novas formas de comunicação permitem comunicação instantânea, de qualquer lugar do mundo. Precisamos aprender a construir relacionamentos que nos permitam crescer mental e espiritualmente, porque as bênçãos das verdadeiras amizades nos acompanham para sempre.


Amigos podem prolongar nossas vidas

Quando mantemos amizades com pessoas que nos trazem verdadeira felicidade e completude, podemos viver mais. Isso porque esses relacionamentos nos fazem sentir amados, compreendidos, importantes para aqueles que nos amam e totalmente capazes de conquistar nossos sonhos e desejos.

Nossos verdadeiros amigos serão sempre sinceros conosco, dar-nos-ão conselhos pensando no em nosso sucesso e bem-estar. Eles estarão sempre presentes, mesmo quando distantes, nos incentivando e motivando a criarmos uma vida melhor para nós mesmos através de nossas atitudes.

Essas pessoas nos colocam para cima mesmo em nossos piores dias, fazendo-nos enxergar o lado bom de todas as situações que enfrentamos. Elas são nosso ombro amigo e a mão que nos levanta quando nos sentimos superados pela vida.


Cerque-se de pessoas positivas e otimistas

As pessoas otimistas e positivas são as melhores companhias que podemos procurar, porque nos inspiram a aumentar nossa felicidade, naturalmente. Seu jeito feliz e esperançoso de viver a vida é um grande incentivador de nossa autoestima e autoconfiança.

Além disso, essas pessoas nos fazem compreender que todos temos o nosso papel a cumprir nesse mundo. Existe um propósito em cada vida, em cada união. Junto a elas, nos sentimos preparados para viver nossas melhores vidas, sempre buscando significado por trás de tudo.


A reciprocidade é a melhor maneira de cultivar boas amizades

O verdadeiro segredo para mantermos as verdadeiras amizades em nossas vidas nos é ensinado desde crianças: “Trate os outros como gostaria de ser tratado”. A reciprocidade é básica em qualquer relacionamento saudável.

Ao tratarmos as pessoas ao nosso redor da melhor maneira que pudermos, elas serão mais propensas a retribuir nosso cuidado, o que cria um ciclo positivo para todos os envolvidos, uma verdadeira corrente de amor. Se essa ainda não é sua filosofia de amizades, considere praticar mais a reciprocidade e perceba o quanto as coisas mudarão.

Você tem um verdadeiro amigo? Compartilhe este texto com ele e mostre todo o seu amor e carinho!


Direitos autorais da imagem de capa: Dylan Hooper / Unsplash

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.