José Lucas (Irandhir Santos) vai ser castigado no dia de seu casamento com Érica (Marcela Fetter) em Pantanal.
O filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) subirá ao altar com a jornalista e vai convidar o pai para a cerimônia. No entanto, o rei do gado não dará as caras no evento ao descobrir que o herdeiro vai entrar para a política, tratando o filho como uma ovelha desgarrada na novela das nove da Globo.
Nos próximos capítulos da trama, José Lucas vai embora para São Paulo com a loira. A gravidez da jovem será um dos motivos que vai convencê-lo a deixar o bioma. Outro deles será o interesse do deputado Ibraim (Dan Stulbach), pai de Érica, em usar o genro para a política.
Sem contar nada ao pai, o ex-caminhoneiro vai cair no jogo do sogro e acabará mesmo entrando para a política. José Leôncio, por sua vez, vai ficar fulo da vida ao descobrir pelas páginas dos jornais que o filho decidiu trilhar esse caminho tão desprezado pelo fazendeiro.
Quem também será totalmente contra a participação de José Lucas na política é Ingrid (Gisela Reimann), mãe da jornalista. A sogra do rapaz vai avaliar que o pantaneiro poderá queimar a imagem de sua família, mesmo diante da aposta do marido e percebendo a união entre José Lucas e Érica por causa do bebê. Mas nem tudo seguirá assim. Posteriormente, a loira contará à mãe que perdeu a criança, mas vai decidir não abrir o jogo ao futuro marido.
Alianças no ar
O pai de Érica desembarcou na fazenda para cobrar os boiadeiros sobre a gestação da filha. Ele anunciou que a filha está grávida do ex-caminhoneiro, propôs um aborto e deixou José Leôncio irritado ao querer fazer política no Pantanal.
O deputado chegou ao bioma por meio da chalana de Eugênio (Almir Sater), que não gostou nada de tirar foto com o oportunista. Ao lado da filha, ele foi até a fazenda de José Leôncio, que torceu o nariz para o fato de que o homem é um político.
Durante a prosa, Ibraim disse ao pecuarista que ele e José Lucas aprontaram com sua família. A declaração deixou Érica constrangida. Diante das acusações, José Leôncio mandou Jove (Jesuíta Barbosa) buscar o irmão, que estava morando na tapera de Juma (Alanis Guillen).
Em seguida, o marido de Filó (Dira Paes) descobriu que a jornalista está grávida. Desesperado com a gestação da filha, o deputado cobrou pela honra da jovem, mas também pediu ao fazendeiro que ele convencesse Érica a fazer um aborto para interromper a gravidez.
Como se não bastasse toda a situação, Ibraim dará um jeito de fazer política. O representante do povo no Legislativo vai perceber a influência de José Leôncio nas redondezas e pensará em se aproveitar da força do anfitrião por meio de um casamento entre a jornalista e o ex-caminhoneiro.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi, a novela Pantanal ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.