José Lucas (Irandhir Santos) voltará de São Paulo com uma ideia fixa na cabeça: virar político. A escolha não agradará em nada José Leôncio (Marcos Palmeira), que criticará o filho sempre que possível.
Entre uma briga e outra, o boiadeiro se embrenhará pelo Pantanal e virará presa fácil para uma armadilha de Tenório (Murilo Benício). O grileiro terá contratado um matador para dar cabo dos Leôncio na novela das nove da Globo.
O vilão terá a ideia macabra após descobrir as ações mais recentes de Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Com o apoio de seu anfitrião, a mulher entrará na Justiça para pegar sua parte do patrimônio construído com o ex-marido. Indignado, o nojento – que nunca foi muito com a cara dos vizinhos– irá atrás de Solano (Rafa Sieg) e encomendará a morte da família Leôncio inteira.
Enquanto isso, o filho de Generosa (Giovana Cordeiro) voltará aos braços do pai. Ele abandonará Érica (Marcela Fetter) à beira do altar ao descobrir que a noiva omitiu um aborto. Apesar de chocado com a podridão da família de Ibraim (Dan Stulbach), porém, ele terá se encantado com o universo da política. Lá, ele teria a oportunidade de mudar as injustiças do país. Mas o papo não conquistará o todo-poderoso do bioma, que praguejará contra o primogênito aos quatro ventos.
Em uma dessas brigas, o ex-caminhoneiro perderá a paciência. Ele dispensará a companhia de Irma (Camila Morgado) –de quem estará bastante próximo– e sairá cavalgando sozinho pelos pastos. “É isso que me tornei: um mardito Leôncio!”, esbravejará o rapaz. Mas ele não terá tempo de concluir o raciocínio: será atingido por um tiro.
O rapaz cairá do cavalo, e o ferimento formará uma poça de sangue no chão. “Socorro… Arguém… Me acuda…”, implorará o homem. Ele só conseguirá ver o cavalo voltar para a estrada antes de desmaiar.
Quando o animal chegar à fazenda sem cavaleiro, os peões ficarão preocupados. “Diacho… Eu num tô gostâno disso”, estranhará José Leôncio. Ele colocará os funcionários para buscarem o filho, mas nenhum terá sucesso.
O vizinho, enquanto isso, estará com a animação de vento em popa. Ele mal esperará o contratado chegar, com a arma em riste, para questioná-lo sobre a vítima. “Um que vinha a cavalo, sozinho… Tava na mira e eu atirei”, anunciará o assassino.
O pai de Guta (Julia Dalavia) pressionará por mais detalhes. “E você nem sabe quem é?”, perguntará o bigodudo. “Deve de sê um dos Leôncio… Que o sinhor me falô”, vai assegurar o bandido.
Tenório, então, celebrará sua primeira vítima – sem saber que o tiro terá saído pela culatra. O Velho do Rio (Osmar Prado) encontrará o neto à beira da morte e fará uma cirurgia improvisada para arrancar a bala. Ele cuidará do peão, que, durante a recuperação, ouvirá os conselhos preciosos do ancião sobre seu futuro na política.