Jogador Neymar pode ser condenado a dois anos de prisão. Ele depôs em julgamento feito em Barcelona, na Espanha.
Neymar, atacante do Paris Saint-Germain, teria afirmado não estar envolvido nas negociações envolvendo sua transferência ao Barcelona. Além do jogador, outros oito foram julgados na Espanha.
De acordo com o CNN Brasil, o julgamento aconteceu porque todos eles estariam sendo acusados de corrupção na transferência de Neymar em 2012, do Santos para o clube espanhol, e por fraude. De acordo com o craque, ele não teria participado das negociações. Seu pai é quem sempre assumiu essas responsabilidades e sempre assumirá. Neymar enfatizou que só assina o que ele diz para assinar.
Na sequência, completou que sabia de outros rumores de clubes que gostariam de contrata-lo, mas que seu desejo sempre foi jogar pelo Barcelona. A decisão foi tomada pelo jogador, de 30 anos, em 2013, quando saiu do Santos e escolheu o time, considerado o clube de seus sonhos.
Promotores espanhóis estariam pedindo a pena de prisão de dois anos e uma multa no valor de 10 milhões de euros para Neymar. Eles também gostariam que fosse aplicada pena de cinco de anos de prisão para o ex-presidente do Barça, Sandro Rosell, e multa estimada de 8,4 milhões de euros para o clube.
O caso está concentrado na alegação realizada pela empresa de investimentos DIS, que é brasileira, e detinha cerca de 40% dos direitos de Neymar quando ele ainda jogava no Santos, de que não teria recebido uma parte considerável da transferência do jogador, uma vez que o valor do negócio seria subestimado.
A DIS almeja pena de cinco de anos de prisão para o atacante, além de multas que custam 149 milhões de euros e que ele ainda seja vetado de fazer o que mais ama, que é jogar, pela duração da sentença que for aplicada.
Dentre os réus estão também seus pais, representantes dos dois clubes, o ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues e os ex-presidentes do Barcelona Rosell e Josep Maria Bartomeu.
Processo Neymar 2
Batizado de “Neymar 2”, o processo é mais um episódio dessa saga judicial que pode custar a carreira do jogador, que está escalado para brilhar nos campos na Copa do Mundo de 2022. Segundo o portal UOL, um outro caso envolvendo Neymar também se destacou na mídia. O presidente do Real Madrid, Florentino Perez, foi convocado a prestar uma série de depoimentos pela Promotoria.
A convocação foi motivada por um suposto acordo secreto realizado entre Neymar e o Barça em 2011. O judiciário pretendia apurar de que maneira isso teria impedido demais clubes de tentarem contratar o jogador. Ele confirmou o valor do contrato oferecido a Neymar pelo clube merengue, orçado em 45 milhões de euros.
Contudo, ele alegou não ter participado diretamente das negociações e que somente em última análise é que os jogadores iriam para onde quisessem e neste caso, ele acredita piamente que Neymar queria ir sim para o Barcelona.
Polêmicas do craque
O craque já se envolveu em mais polêmicas no decorrer de sua carreira. Conforme a ESPN, Neymar foi acusado de estupro em 2019, em Paris. A modelo Najila Trindade registrou boletim de ocorrência acusando o atacante do crime sexual, que supostamente teria ocorrido em 15 de maio do mesmo ano em que o caso foi divulgado.
O jogador a conheceu por meio das redes sociais e fez um convite para que ela viajasse até a França para encontra-lo. A denúncia evidencia que um assessor de Neymar, conhecido como “Gallo”, entrou em contato com Najila no dia 12 oferecendo passagens e hospedagem na capital francesa. Ela no dia 14 e chegou ao destino no dia seguinte, data em que afirma ter sido violentada. A modelo chegou a ser acusada por denunciação caluniosa e depois foi absolvida da acusação.