No domingo (5), o Exército realizou o salvamento de três bebês em Encantado e Canoas, municípios do Rio Grande do Sul impactados pelas intensas chuvas dos últimos dias.
Um bebê de quatro meses estava entre os resgatados. Diagnosticado com pneumonia, ele e sua mãe foram transportados para receber tratamento em Lajeado (RS). Outros dois bebês, que estavam presos no telhado de uma casa inundada, foram resgatados em Canoas.
Imagens do resgate foram divulgadas pelos militares, mostrando os bebês envoltos em cobertores sendo transportados por helicóptero.
Na sexta-feira (3), um outro bebê já havia sido resgatado. Durante a operação, um dos profissionais precisou remover parte do telhado com um tijolo para conseguir posicionar-se melhor e entregar a criança em segurança para um colega dentro do helicóptero.
A missão foi conduzida pelo 2º Batalhão de Aviação do Exército, Batalhão Casimiro Montenegro Filho.
Considerada a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, as inundações já afetaram cerca de 700 mil pessoas, resultando, até o momento, em 75 mortes e deixando 103 pessoas desaparecidas.
De acordo com o mais recente levantamento da Defesa Civil estadual, 332 municípios foram atingidos. Desde sexta-feira, 3, as inundações têm assolado Porto Alegre e sua região metropolitana.
Nas redes sociais, residentes têm utilizado apelos desesperados em busca de auxílio para resgatar familiares isolados nas áreas atingidas pelas chuvas no estado gaúcho.
Isso ocorre em meio a uma mobilização que envolve Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e voluntários, mas que, até agora, não tem sido suficiente para atender todas as demandas de resgate em todo o estado.


