O Shopping 25 de Março, situado no coração de São Paulo, no bairro do Brás, foi palco de um grande incêndio nesta quarta-feira (30). Este centro comercial, um dos maiores da América Latina, está localizado próximo à famosa feira da madrugada e ocupa quase metade de um quarteirão na rua Barão de Ladário.
O shopping leva o nome da esposa do conhecido “Rei da 25 de Março” e abriga aproximadamente 1.000 lojas em seus 18 mil metros quadrados.
A propriedade pertence a Hwu Su Chiu Law, esposa de Law Kin Chong, empresário chinês naturalizado brasileiro que já foi investigado por contrabando e mencionado na CPI da Pirataria.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o último laudo de vistoria do imóvel está vencido desde agosto. Por outro lado, a Defesa Civil confirmou que o certificado de segurança emitido pela prefeitura em 2022 permanece válido até 2027.
Detalhes do ocorrido
O fogo teve início por volta das 6h44 no segundo pavimento e foi controlado aproximadamente às 12h55. Estima-se que cerca de 200 lojas foram consumidas pelas chamas.
A área ao redor foi isolada para segurança e três vítimas foram encaminhadas para unidades de saúde próximas com condição estável; duas delas estão sob observação no Hospital Tatuapé e uma já foi liberada pela AMA Pari.
Moradores do edifício vizinho foram aconselhados a evacuar suas residências, enquanto comerciantes das proximidades começaram a remover suas mercadorias. Felizmente, as chamas não se espalharam para os prédios adjacentes.
No total, 76 bombeiros trabalharam no combate ao fogo, apoiados por 24 viaturas. Equipes da Polícia Militar, Defesa Civil e SAMU também estiveram presentes para atender à ocorrência.