O ano de 2024 registrou um triste recorde no Brasil com o maior número de fatalidades em acidentes aéreos da última década. De acordo com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), até outubro, o país contabilizou 127 mortes em 136 ocorrências aéreas.
Detalhes do trágico acidente
O jovem piloto João Adolpho Pontes Santana Branco, de 28 anos, foi uma das vítimas fatais. Ele perdeu a vida após seu avião despencar em uma fazenda localizada em Quirinópolis, sudoeste de Goiás. Momentos antes do trágico evento, João enviou um vídeo para um amigo, onde mostrava o painel da aeronave que pilotava.
O acidente ocorreu na manhã de quarta-feira (20), quando o avião colidiu com o cabeamento de um para-raios e caiu em uma plantação de cana-de-açúcar.
Conforme relatos do Corpo de Bombeiros, a aeronave incendiou-se após a colisão, mas não explodiu. O local da queda foi aproximadamente 1 km distante da cabeceira da pista de pouso, deixando a aeronave irreconhecível.
Investigações em andamento
O CENIPA divulgou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) foram designados para conduzir as investigações preliminares sobre o acidente envolvendo a aeronave de matrícula PT-DRB.
A Equatorial, empresa responsável pela rede elétrica, expressou pesar pelo ocorrido e confirmou que o fornecimento de energia na área não foi afetado.
João Pontes, natural de Nhandeara, interior de São Paulo, estava empregado na Aerotek Aviação Agrícola há seis meses. A empresa também lamentou profundamente a perda e destacou que as autoridades competentes estão investigando as causas do acidente.
Confira o vídeo: