Uma professora universitária enfrentou sérias consequências após filmar uma performance de encenação de um ator representando Jesus Cristo, usando uma tanga fio-dental, durante um bloco de pré-carnaval no Rio Grande do Sul, na tarde deste domingo, 26.
A mulher, cujo nome não foi revelado, teria supostamente participado do evento no Bloco da Laje. Nas gravações, é possível ver o homem sem camisa, vestido com um traje minimalista, no meio da multidão.
Nas redes sociais, o evento, o ator e a professora foram alvo de críticas. Internautas descobriram que a mulher lecionava na Unisinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e exigiram um posicionamento e punição.
Nesta segunda-feira, 27, a universidade emitiu uma nota à imprensa esclarecendo que a mulher não faz parte do seu corpo docente há mais de um ano.
Posicionamento da Unisinos
A instituição não revelou o motivo da demissão da professora.
Atenta às manifestações nas redes sociais que atribuem a publicação de um vídeo como de autoria de uma professora da Unisinos, a Universidade vem a público informar que a postagem foi realizada por uma pessoa que não faz mais parte do seu quadro de docentes informou através da nota.
Logo depois, a Unisinos emitiu um alerta sobre a propagação de fake news, destacando a importância de denunciar aqueles que espalham boatos, os quais podem afetar negativamente a vida das pessoas.
Vale ressaltar que o compartilhamento de informações falsas por meio das redes sociais é crime. A Unisinos repudia veementemente o uso indevido das redes sociais para publicações sem apuração, com o único objetivo de prejudicar uma instituição que tem mais de 50 anos de história.
Contra intolerância religiosa
Por fim, a Universidade afirmou ser contra qualquer forma de intolerância religiosa. “Sendo Jesuíta, a Unisinos tem como uma de suas finalidades a assistência social à difusão da fé e ética cristãs preconizadas pelas diretrizes da Companhia de Jesus. A Universidade se manifesta contrária a qualquer forma de exposição que se configure como intolerância religiosa e reafirma sua dedicação a princípios que norteiam sua missão: fé, justiça e serviço à sociedade.”