Um professor da rede pública municipal de Itajaí é investigado por suspeita de estupro de vulnerável. O caso veio à tona após denúncias feitas pelas mães das crianças envolvidas.
O homem, de 50 anos, foi conduzido à delegacia na última sexta-feira (11), mas foi liberado em seguida por não haver flagrante.
Detalhes da investigação
Segundo informações da Polícia Civil, as primeiras apurações indicam que quatro crianças, com idades entre cinco e sete anos, foram vítimas do abuso. Elas relataram às mães que o professor teria tocado em suas partes íntimas. A prefeitura anunciou o afastamento do educador até que as investigações sejam concluídas.
Considerando que os crimes teriam acontecido em um passado recente, não estavam presentes os requisitos para lavratura do Auto de Prisão em Flagrante. Todavia, todas oitivas e medidas preliminares foram adotadas para apuração dos fatos informou a Polícia Civil de Itajaí.
A prefeitura afirmou que está colaborando com as investigações e que o servidor foi imediatamente afastado de suas funções. Também ressaltou que está “investindo no planejamento e na instalação de câmeras de segurança nas escolas” para garantir um monitoramento efetivo das unidades.
A “Secretaria Municipal de Educação lamenta profundamente o ocorrido e reitera o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes, repudiando qualquer ato de violência — seja sexual, verbal ou física —, assim como qualquer violação de direitos”, declarou o município em nota.
Se você presenciar um episódio de violência contra crianças ou adolescentes, denuncie o quanto antes através do número 100, que está disponível todos os dias, em qualquer horário, seja através de ligação ou dos aplicativos WhatsApp e Telegram.
O mesmo número também atende denúncias sobre pessoas idosas, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, comunidade LGBT e população em situação de rua. Além de denúncias de discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais.
Também é possível denunciar casos de maus-tratos e negligência a crianças e adolescentes nos Conselhos Tutelares, Polícias Civil e Militar e ao Ministério Público, bem como através dos números Disque 181, estadual; e Disque 156, municipal.