A mãe de um dos homens detidos após um assalto a ônibus na Avenida Brasil, na manhã desta quarta-feira (7), ficou em desespero ao tomar conhecimento da prisão do filho.
Eu não te criei para isso. Por que você faz isso? É o presente que me deu no dia das mães? dizia a mulher, emocionada e em lágrimas.
Em frente à 38ª DP (Brás de Pina), ela se desculpou com as vítimas e desmaiou, passando mal.
O jovem e um comparsa renderam o motorista de um frescão e roubaram os passageiros enquanto o ônibus trafegava pela via expressa na altura de Irajá, Zona Norte do Rio.
Um passageiro registrou o assalto em vídeo. As imagens mostram o desespero das vítimas e seus apelos para que os criminosos se rendessem. Havia cerca de 25 pessoas no coletivo. “Se entrega aí, mané! A polícia tá aqui com fuzil na frente!”, exclamou um dos passageiros.
Nas filmagens, é possível observar que alguns dos ocupantes se deitaram no chão do ônibus, temendo uma troca de tiros. No entanto, não houve confronto, e os dois homens foram finalmente presos. A polícia conseguiu recuperar 9 celulares e apreender 1 revólver. Durante a operação, a Avenida Brasil foi temporariamente fechada.
De acordo com testemunhas, os assaltantes surgiram no congestionamento próximo ao Shopping Via Brasil, na altura de Parada de Lucas, quando anunciaram o roubo. Eles ameaçaram o motorista com uma arma e exigiram que a porta fosse aberta.
Os detidos foram identificados como Dilson Pimenta Ramos da Silva Costa, de 18 anos, e Marcelo Barbosa de Oliveira, de 19.
Em comunicado, a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove) expressou pesar pelo fato de que motoristas e passageiros tenham novamente enfrentado ameaças e atos violentos dentro do transporte público.