Um homem de 41 anos foi preso sob suspeita de invadir uma residência, abusar sexualmente da ex-companheira e assassinar a cunhada e dois sobrinhos utilizando golpes de pá e marreta.
O crime ocorreu na última segunda-feira (26), em Mongaguá, no litoral sul de São Paulo. Um terceiro adolescente, de 16 anos, ficou ferido e permanece hospitalizado. A principal linha de investigação aponta que o suspeito não aceitava o término do relacionamento.
O suspeito foi identificado como José Roberto Alves do Espírito Santos. Ele foi localizado e detido horas após o crime, nas proximidades de uma escola, no mesmo bairro onde ocorreram as mortes.
Segundo informações da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 9h30, em uma residência situada na Avenida Arpoador, no bairro Jussara. José Roberto teria aproveitado um momento de distração para invadir o imóvel onde sua ex-esposa, Josiane, de 36 anos, residia.
Homem mata cunhada e sobrinhos: autor utilizou pá e marreta nas agressões
No local, conforme relato da Polícia Civil, o suspeito não encontrou a ex-companheira inicialmente, mas decidiu atacar de forma violenta os familiares de Josiane que estavam presentes na casa. Priscila, irmã da vítima e cunhada do autor, foi morta com diversos golpes, assim como dois de seus filhos, de 11 e 13 anos.
O terceiro filho, de 16 anos, também foi atingido durante o ataque, mas conseguiu escapar com vida. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O estado de saúde do adolescente não foi divulgado.
Após os crimes, Josiane chegou em casa e se deparou com a cena. A mulher foi abusada sexualmente e deixada viva. De acordo com a delegada Isabela Coelho Fernandes, da Delegacia da Mulher, a ex-companheira só foi poupada pelo suspeito para que sentisse “remorso” e “culpa” pela morte da irmã e dos sobrinhos. Josiane conseguiu sobreviver, mas permanece hospitalizada.
José Roberto foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Mongaguá, onde o caso será investigado sob as qualificações de feminicídio, homicídio qualificado, tentativa de homicídio e estupro.
Se você presenciar um episódio de violência doméstica ou familiar, e sentir que as vítimas estão correndo risco imediato, não hesite em ligar para o 190, acionando obrigatoriamente a polícia e o socorro.
Para casos não emergenciais, basta ligar para o 180 ou para o Disque 100, ambos os canais estão disponíveis todos os dias, em qualquer horário e oferecem orientações às vítimas de violência doméstica, seja através de ligação ou dos aplicativos WhatsApp e Telegram.
Os números também atendem denúncias sobre pessoas idosas, população LGBT, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade e população em situação de rua. Além de denúncias de discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais.