Um britânico chamado Paul Davis, de 43 anos, foi enganado ao acreditar que estava trocando mensagens com a famosa atriz Jennifer Aniston.
Davis estava convencido de que a estrela de Hollywood não apenas estava apaixonada por ele, mas também enfrentava dificuldades financeiras. Comovido pela situação, ele acabou enviando € 200 (aproximadamente R$ 1.280) para a atriz.
Recebi vídeos falsos da Jennifer Aniston dizendo que me ama e pedindo cerca de 200 euros relatou Davis em entrevista ao jornal britânico The Sun, publicada nesta quarta-feira.
A vítima foi enganada ao enviar cartões-presente da Apple, que não podem ser reembolsados. Os golpistas utilizaram tecnologia de deepfake — que cria sons, imagens e vídeos digitais realistas através de inteligência artificial — para produzir fotos da atriz enviando beijos e segurando um cartaz com a mensagem “eu te amo” para Davis.
“Você está aí, meu amor?”, perguntou o golpista em uma das mensagens. “Minha assinatura está prestes a expirar”.
Davis, que reside em Southampton, no sul da Inglaterra, está desempregado e enfrenta depressão. Ele explicou que as mensagens pareciam autênticas porque os criminosos enviaram uma foto de uma suposta carteira de motorista de Aniston, além de áudios que soavam como a voz dela.

“Essa é a minha carteira de motorista. Você está conversando com a verdadeira Jennifer Aniston, ok?”, enviou a suposta atriz.
Davis revelou que já foi alvo de outras tentativas de golpe por pessoas se passando por celebridades como Mark Zuckerberg e Elon Musk.
Achei que alguém seria responsabilizado por isso, mas eles parecem estar se divertindo e saindo impunes desabafou Davis, que também afirmou estar mais atento para não cair em novas armadilhas.
“Gato escaldado tem medo de água fria”, brincou ele.