4min. de leitura

Notificação no celular? A vilã para sua ansiedade

Um belo dia, você está em um lugar incrível, com pessoas maravilhosas, aproveitando um momento único e criando lembranças, memórias que ficarão para sempre em sua mente. Então seu smartphone lhe envia um som, que imediatamente você sabe que é uma notificação.


Quantos momentos únicos você perde por causa delas? Sinceramente você já pensou nisso?

O seu celular o avisa o dia inteiro de tudo que acontece? Isso é você permitir o crescimento da ansiedade em você.

Pode até dizer, “comigo não é assim”, ou “os avisos não me atrapalham”, mas, realmente, quantos desses avisos são importantes para você durante esse dia. Você precisa receber todos eles?


Hoje, pode-se dizer que as notificações viraram sinônimos de ansiedade em diferentes sentidos. O primeiro deles é a gratificação instantânea.

A maioria das pessoas quando publica uma foto ou texto em suas redes sociais, atualiza as mesmas a cada 1 minuto para acompanhar quantas curtidas e interação aconteceram na publicação.

Mas quando não atualizam, permitem as notificações de avisar a cada única curtida recebida. Quanto tempo, você fica no smartphone após abrir o aplicativo para ver essa única curtida?

Um fato interessante, para qual muitos não se atentam, é que as redes sociais são feitas e preparadas para que você fique mais e mais tempo conectado. Quando você permite os avisos, a cada click no App, seu comportamento, seu estado presente está nele, e não mais no ambiente à sua volta.


A ansiedade por números preocupa muitos especialistas, porque a medida de seguidores, por exemplo, transformou a internet em uma batalha de egos. A era da ansiedade na tela dos celulares.

Um simples aviso pode tirar você de um momento único com a pessoa amada ou um momento produtivo de trabalho, onde você precisa estar focado e presente na tarefa que deve ser executada. Ou pode atrapalhar uma noite de sono bem dormida, quando seu quarto está pronto, com um ambiente agradável para ter uma incrível noite de sono, e suas notificações continuam a chegar. Sua mente não terá tranquilidade durante a noite, vai dormir e acordar pensando no que está acontecendo no mundo online.

Todos os aplicativos pedem permissão para enviar esses avisos. Aproveite, a escolha está em suas mãos. Desligue as notificações e viva o momento presente.

Essa escolha pode transformar um almoço em família, pode levá-lo ao sucesso profissional, onde sua produtividade pode triplicar, pode melhorar seu relacionamento em casa.

Sei, você vai me dizer: “Mas se for algo urgente?” Então será uma ligação. As coisas mais importantes não esperam uma mensagem ser visualizada. Elas são faladas.

Por isso, desconecte-se das notificações, você ainda verá tudo que acontece. Quando abrir suas redes sociais e seus aplicativos tudo estará lá.

Busque viver o poder de estar presente em cada momento. Tudo passa tão rápido para perder tempo abrindo cada curtida em uma foto.

Você com certeza é mais, muito mais, do que qualquer curtida, do que os números de seguidores têm a dizer.

Você é este momento, essa leitura, e se você chegou até este último parágrafo, sem distrações, sem abrir nenhuma notificação, meus parabéns a você.


Direitos autorais da imagem de capa:  Paul Hanaoka on Unsplash





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.