4min. de leitura

Novas velhas ideias para praticar autoconhecimento:

Segundo os dicionários, autoconhecimento nada mais é do que conhecimento de si, busca pelo verdadeiro sentido da vida.

A famosa frase de Sócrates “HOMEM, CONHECE-TE A TI MESMO E CONHECERÁS OS DEUSES E O UNIVERSO, sintetiza lindamente isso que tanto buscamos.


Existem muitas formas de se autoconhecer, você pode fazer terapia, conversar com um psicólogo ou psiquiatra, pedir orientações a algum líder espiritual, praticar yoga, fazer cursos, ler livros, entre outras diversas formas.

Muitas vezes, a mente usa artimanhas para escapar, como a velha frase “Estou sem dinheiro, e por isso não tenho condições de me autoconhecer”.

Desculpa, mas preciso te falar: Isso é Balela!!!


Vou lhe dar dois exemplos de práticas, que você não precisa de dinheiro algum e que vão ajudar muito no autoconhecimento:

1. Meditação passiva

Grandes avatares, filósofos e personalidades como Buda, Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Platão, Sócrates, etc., eram praticantes de meditação passiva.

Não é à toa que temos tanto acesso a pesquisas e conhecimentos diversos, graças aos esforços dessas pessoas.

Relaxar o corpo e silenciar a mente modificam seu estado de saúde mental e físico, você passa a vibrar em uma dimensão superior energética, ativando assim sua criatividade, vitalidade, entre milhares de outros benefícios. Cinco minutos (bem feitos) de meditação por dia, fará uma grande diferença na sua vida. Consequentemente, com a mente tranquila os defeitos e as qualidades aparecerão com mais clareza, o que facilitará seu trabalho interno. E isso é autoconhecimento.



2. Meditação ativa

A meditação ativa nada mais é do que estar presente no agora, independente da sua ação.

Quando você está praticando a meditação ativa, ou seja, está 100% ATENTO E PRESENTE NO AGORA, você OBSERVA COM MAIS NITIDEZ SUAS ATUAÇÕES E EMOÇÕES diante das outras pessoas e das adversidades da vida.  E isso também é autoconhecimento.

E o melhor é que você pode praticar a meditação ativa em qualquer momento do seu dia, por exemplo: dirigindo, tomando banho, escovando os dentes, correndo, comendo, brincando com seu filho, lendo, etc.

O segredo aqui é estar focando e atento na ação que você está praticando. Claro que ler e estudar sobre autoconhecimento também ajuda, mas NADA ADIANTA O CONHECIMENTO SE NÃO HOUVER PRÁTICA.

Como já disse Sócrates: Conhecimento sem prática é hipocrisia.

Tenha em mente que este trabalho é muito particular e exige paciência e persistência, NÃO SERÁ DA NOITE PARA O DIA QUE VOCÊ SE CONHECERÁ POR COMPLETO. Essa é a nossa lição de casa para essa jornada na Terra.

Uma vez que você bebe da fonte do autoconhecimento, a forma de ver o mundo e as pessoas nunca mais será a mesma, e acredite ISSO É MARAVILHOSO!





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.