Comportamento

“Nunca tinha visto as estrelas”: graças à terapia genética, menino de 8 anos recupera visão e realiza sonho

capanunca tinha visto as estrelas gracas a terapia genetica menino de 8 anos recupera visao e realiza sonho

Ao recuperar a visão, o jovem teve a oportunidade de conquistar um grande objetivo!



A visão é um sentido muito importante, que nos ajuda a viver com mais plenitude. Ser capaz de ver as pessoas que amamos, observar as grandes obras que a natureza nos prepara todos os dias e contemplar as artes e a beleza do cotidiano são um grande privilégio de que nem todos nós podemos compartilhar.

As pessoas que nascem cegas aprendem a encontrar felicidade e significado em sua vida de outras maneiras, mas muitas delas carregam consigo o desejo de um dia poder enxergar. Felizmente, parecemos estar cada vez mais perto dessa realidade. Um jovem canadense é um exemplo disso.

Uma matéria da CTV News contou que Sam, aos 8 anos, tornou-se o primeiro canadense a ser tratado com terapia de substituição de genes, o que lhe devolveu a visão.


Ele tinha uma forma rara de cegueira. O menino nasceu com retinite pigmentosa, uma forma de degeneração retinal genética resultante de mutações no gene RPE65.

2nunca tinha visto as estrelas gracas a terapia genetica menino de 8 anos recupera visao e realiza sonho

Direitos autorais: reprodução CTV News.

A condição de Sam o impedia de distinguir formas no escuro e de enxergar o céu nublado. Todas as noites, ele precisava deixar as luzes acesas para enxergar objetos no chão. O pior de tudo é que o problema era progressivo e assustava as pessoas, já que não havia tratamentos disponíveis.

No entanto, uma primeira terapia de substituição de genes para essa forma de cegueira deu a Sam a oportunidade de mudar de vida. A terapia gênica foi desenvolvida nos Estados Unidos, pela farmacêutica Spark Therapeutics.


Ela age colocando uma cópia do gene saudável em vírus inativados, que posteriormente são injetados na retina. O gene permite que as células produzam a proteína necessária para converter a luz em sinal elétrico na retina, que acaba por fornecer uma visão saudável, além de impedir a progressão da doença.

A família viajou para o país vizinho para Sam se submeter à terapia em 2019, pois o Canadá ainda não a havia aprovado. Depois dela, a mudança na vida do menino tem sido bastante significativa.

Sarah Banon, mãe de Sam, disse que uma semana depois do tratamento, ele conseguia se vestir e calçar sozinho.

3nunca tinha visto as estrelas gracas a terapia genetica menino de 8 anos recupera visao e realiza sonho

Direitos autorais: reprodução CTV News.


Ela também contou que ele está muito mais confiante e podendo viver com normalidade. No entanto, para o pequeno, sua maior conquista é enxergar as estrelas à noite. Ele disse que nunca as tinha visto.

Para Sarah, a história do filho é de esperança.

Muito legal, não é mesmo?! Que mais pessoas possam ter acesso a esses tratamentos, para que, assim como Sam, realizem o seu sonho de conhecer o mundo através da visão!

Compartilhe o texto nas redes sociais!


“Não gosto de brincar com meus filhos”: mulher fala sobre respeitar seus limites maternos

Artigo Anterior

“Nós somos capazes de tudo”, diz primeira vereadora com síndrome de Down do país!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.