ColunistasRelacionamentos

O amor é o bálsamo para qualquer tipo de dor, de sofrimento ou aflição…

O amor é o bálsamo site 1

O amor é o bálsamo para qualquer tipo de dor, de sofrimento ou aflição. Ele nos prepara para um caminho de felicidade.



Falamos de amor, do amor e no amor. Porque o amor é a perfeição em todos os sentidos. Amar quem nos ama, sentir-nos amados é perfeito! Entretanto, não somos capazes de absorver certas emoções alheias.

Algumas pessoas são extremamente sensíveis, mas apresentam grande potencial de entender os limites de cada um. Em muitas situações, pegam uma pessoa que não sente amor, uma pessoa destruída, como um vaso quebrado, e a reconstrói, fazendo com que volte a sentir e priorizar aquilo que antes não existia no seu círculo de convivência.

Essa é  razão pela qual vale a pena investir no amor. Quando falamos sobre amor, o que nos vem à mente é o amor praticado entre homem e mulher, entretanto, existem outras qualificações que devem ser observadas quando se trata desse sentimento tão especial.  O tipo mais conhecido de amor humano é o Eros, atração física e desejo, envolve paixão e romantismo. Podemos  falar citar também, o Ágape, que embora muitos julguem apenas como uma afinidade de ideais espirituais, ou o amor de Deus, é  com certeza, o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega e,  portanto, o amor sem limites.


E por fim, temos o Philos, que vem de philia – amizade – um amor onde há virtude e não há paixão ou interesse, principalmente o erótico. Há o que chamamos de afinidade, amor fraterno. Há nesse último, uma condição mental e uma evolução cultural. Todos esses tipos de amor devem ser praticados pela humanidade, pois seu desenvolvimento é muito importante  na vida de todo ser humano.

Nos dias atuais, infelizmente, vemos casos de pessoas  dizem que “mataram por amor”. Ora, quem poderia matar por amor? Sabe-se que o amor cura e liberta, mas não mata, caso contrário não seria amor. Pode-se até morrer por amor, mas matar por amor, seria uma contradição exagerada.

O amor é um bálsamo que cura, e se cura, traz vida. O é amor  é um presente que Deus concedeu ao ser humano para que seja vivido de forma que transmita aos que recebem e aos que doam, a paz que transforma as pessoas e as unifica de corpo e alma.

Por isso o amor é bonito, não importa se seja romântico e sensual, se amigo e fraternal ou deístico e sobrenatural. O importante é que seja um amor racional, que haja reciprocidade e desejo de ajuda mútua.


Vemos o amor sendo exercitado de várias formas e em culturas diferentes. Amor entre os casais, entre família, pela natureza, pelos animais, por povos que vivem na miséria ou no flagelo da guerra. Vemos pessoas dispostas a fazerem a diferença por amor. Pessoas que se doam muitas vezes sem nada receber. Pessoas altruístas exercem um sentimento de amor diferenciado, porque se preocupam com os sentimentos alheios, sendo sempre solidários a ponto de se sentirem felizes apenas ajudando outras pessoas, ao verem o sorriso no rosto daqueles que podem ajudar.

Ao contrário do que muitos pensam, essas pessoas são movidas pelo amor, não por espiritualidade, porque tem uma percepção diferenciada  do que é o verdadeiro amor pelo próximo. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.] Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1 Co 13:4-7)

Bem, é preciso que pratiquemos o amor para que trilhemos o caminho da felicidade. E só precisamos fazer aquilo que está ao nosso alcance – o possível. E vez ou outra, dizer: “Eu amo você”, para que façamos alguém feliz. E é porque nós amamos que não podemos ser egoístas. E se amamos, merecemos ser felizes. Então vamos aproveitar cada oportunidade de viver com amor, de esboçar aquele enorme sorriso, e viver cada dia com coragem e confiança de que teremos sempre surpresas que nos trarão felicidade, sabendo que o tempo é hoje, o local é onde estamos.

E que sempre haverá, em algum lugar, alguém que nos ama.


_____________

Direitos autorais da imagem de capa: pixabay – StockSnap-894430

Pedir perdão e perdoar é responsabilidade!

Artigo Anterior

O amor não faz sofrer. O que faz sofrer é a rejeição! a incapacidade de amar e ser amado!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.