O amor só é incerto para quem não se ama: conheça o segredo das relações saudáveis

Um dos grandes sofrimentos, atualmente, que ajudam o crescimento da ansiedade, dos medos, das insatisfações, da falta de energia… é QUERER TER CERTEZA.

Os relacionamentos estão cada vez mais complicados e descartáveis, pois a procura pela certeza e pela perfeição é grande. Aí entram em cena o CONTROLE e o IDEAL, que são altamente perseguidos e geram apenas mais e mais angústia.

Brené Brown cita: “Acordar todos os dias e amar alguém que pode ou não retribuir, cuja segurança não podemos garantir, que pode estar em nossas vidas um dia e partir sem aviso no outro, que pode ser fiel até a morte ou nos trair no dia seguinte – isso é vulnerabilidade. O amor é incerto e oferece um risco incrível. Amar alguém nos deixa emocionalmente expostos. Sim, é assustador e, sim, nós podemos ser magoados, mas você imagina a sua vida sem amar ou ser amado?”

Uma relação sempre pode dar certo ou não, sempre pode ser boa eternamente ou não. A incerteza faz parte do amor, das relações afetivas, de tudo, na verdade.

O segredo está exatamente em conviver bem com essa vulnerabilidade e parar de querer garantias, afinal, a felicidade e a vulnerabilidade andam de mãos dadas.

Fortalecer nossa autoestima, cultivar a empatia, reconhecer o que se tem, ser mais grato, assumir acertos e erros como parte da aprendizagem e crescimento na vida e, principalmente aprender a se amar e potencializar o amor-próprio são as chaves do sucesso nas relações.

Aqui mostro mais de 20 exercícios para você se amar mais e construir as chaves para o sucesso nas relações!

Tudo sempre depende de nós, do nosso empenho, da nossa persistência, do nosso QUERER MUDAR. Querer é poder!

Mas, com certeza, precisamos de uma ajudinha!

– Faça os exercícios que falei e, com certeza, você atinge seu objetivo, porém, precisa começar com um ou dois exercícios.

– O segredo do sucesso está em fazer um pouquinho por vez. Repetir muitos dias um ou dois exercícios até virar um hábito.

– Não seja imediatista, pois isso não leva a lugar nenhum próximo ao sucesso.

– Peça ajuda, se acredita que está difícil. Convide um amigo/a para fazer junto, assim fica mais leve a caminhada.

– Faça um contrato bem legal consigo, com metas, com recompensas para que seus dias de treino fiquem mais divertidos, tenham emoção.

Não esqueça nunca de que a aprendizagem mais eficaz é aquela que tem diversão e leveza em conjunto, é aquela em que a emoção está lá, ajudando na motivação e persistência.

Estas dicas são poderosas, acredite, pois eu atendo há mais de 30 anos pessoas na minha vida profissional, como consultora e psicoterapeuta e continuo sempre compartilhando o que dá certo!

Espero que você esteja cada vez mais motivado para cultivar sua saúde e buscar sempre perseguir suas metas.

“A felicidade é uma borboleta, que quando perseguida, está sempre além de seu alcance, mas se você se sentar em quietude, ela poderá pousar em você.” Nathaniel Hawthorne


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.



Deixe seu comentário