Reflexão

O cheque falso: uma importante reflexão sobre a autoconfiança

uma importante reflexão

Quando nos encontramos em momentos de dificuldade na vida ou vemos pessoas próximas com problemas em casa, no trabalho, ou na vida social, ficamos inconformados, porque nos vemos como pessoas íntegras e de bom coração. Então, nos questionamos: “Por que isso está acontecendo comigo/com tal pessoa?”, “Somos boas pessoas, o que fizemos para merecer essas situações ruins?”



O fato é que a vida sempre colocará desafios em nossos caminhos, e nem sempre fazemos algo para merecê-los, é apenas assim que as coisas são.

Com os desafios, aprendemos lições importantes e evoluímos na vida. No entanto, nós não somos ensinados a lidar com eles, ao invés de enfrentá-los, muitas vezes optamos por fugir, o que piora a situação, pois enquanto não aprendermos a lição, os desafios continuarão a se repetir em nossas vidas.

Por esse motivo, é muito importante aprendermos a desenvolver a autoconfiança, para não nos amedrontarmos frente aos momentos difíceis da vida, mas termos a segurança de que podemos superar todos os obstáculos com fé e consciência de que estamos destinados a grandes coisas na vida.


Trazemos hoje para você uma reflexão sobre a importância da autoconfiança. Essa história gira em torno de um empresário que uma vez foi bem-sucedido, mas que recentemente estava passando por momentos de dificuldade e muitas dívidas com fornecedores, o que colocava em risco seus negócios.

O empresário não conseguia encontrar uma saída para a sua situação e estava com o coração angustiado. Um dia, ele estava sentado em um banco de uma praça, pensando em alguma solução, uma maneira de impedir a sua falência, até que um homem se aproximou e sentou-se ao seu lado.

O homem então lhe disse:


– Eu posso ver que algo está lhe incomodando, filho. O que é?

O empresário, que já não conseguia esconder seu desespero, contou-lhe toda a sua história, surpreendendo-se quando, ao terminar, o homem olhou em seus olhos e disse:

– Eu acho que posso lhe ajudar.


Então perguntou ao empresário qual era o seu nome, tirou um talão de cheques do bolso, preencheu um deles e lhe entregou, dizendo:

– Por favor, aceite esse dinheiro. Daqui a um ano nós iremos nos reencontrar e você poderá me devolver este valor.

Depois, virou-se e foi embora tão rápido quanto chegou.


O empresário ficou espantado com a atitude do homem, e quando olhou para suas mãos, viu que se tratava de um cheque de US $ 1 milhão, assinado por um dos homens mais ricos do mundo. Logo, ele pensou: “todas as minhas preocupações com dinheiro estão resolvidas!”

O empresário resolveu agir com consciência, não gastou nada do dinheiro que havia ganhou, mas guardou o cheque em seu cofre e decidiu que só o usaria como último recurso. Depois disso, suas esperanças foram renovadas e começou a acreditar em si mesmo. Sabendo que nada poderia dar errado, porque ele tinha a solução para seus problemas guardada em seu cofre, o empresário negociou melhores negócios, melhores condições de pagamento e conseguiu grandes vendas.

Dentro de alguns meses, viu-se livre de dívidas e ganhando dinheiro mais uma vez, sem sequer tocar no cheque.


Então, um ano depois, ele retornou ao parque com o cheque em mãos para devolver ao homem. Ele demorou um tempo, mas apareceu, e parecia não se lembrar do empresário, mas mesmo assim, ele estava com os cheques nas mãos para lhe entregar.

Então, repentinamente, apareceu uma enfermeira atrás do homem e quando conseguiu segurá-lo, disse ao empresário:

– Finalmente consegui pegá-lo, espero que não tenha lhe incomodado.


O empresário garantiu-lhe que não, e ela disse:

– Menos mal! Ele está sempre fugindo da casa de repouso e dizendo a todos que é um bilionário famoso. Ele riu e pegou o homem pelo braço, deixando o empresário atordoado.

Essa é uma história muito poderosa, que nos ensina que tudo o que precisamos para solucionar os nossos problemas está dentro de nós mesmos. No entanto, nem sempre conseguimos enxergar por conta própria, e precisamos da ajuda externa.


O empresário poderia ter resolvido os seus problemas, mesmo que não tivesse conhecido o homem que lhe deu um cheque falso. Mas estava tão preocupado com tudo dar errado, que não focou em encontrar uma solução.

Você também não precisa de um cheque falso para confiar em si mesmo e encontrar as respostas que procura, apenas precisa saber que tem tudo o que é preciso para seguir em frente e conquistar os seus desejos, se focar em como agir daqui para frente, ao invés de se lamentar por coisas que não estão em seu controle.

Aprenda a confiar em si mesmo e torne-se o senhor de sua vida!



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: andreypopov / 123RF Imagens

Entenda as estações da vida e supere-as!

Artigo Anterior

O tempo passa e nós passamos com ele. Ele é a simples ponte que liga o passageiro ao eterno

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.