Reflexão

O coração íntegro faz o que é certo, sem esperar aplausos

o coração íntegro

O coração íntegro fará o que é certo, mesmo que ninguém esteja olhando.



Ele não está interessado em aplausos e reconhecimento, mas em agir com retidão e autenticidade em todos os momentos.

A integridade de um coração é reconhecida através das atitudes de uma pessoa quando está sozinha, sem que ninguém a observe.

É muito fácil nos convencermos a agir com bondade e empatia quando somos observados por uma plateia e podemos receber algum benefício com essa atitude.


No entanto, apenas as pessoas verdadeiramente bondosas, com o coração verdadeiro, são capazes de ser coerentes mesmo quando não estão no centro das atenções.

Você já deve ter conhecido uma pessoa verdadeiramente íntegra, seja dentro de casa, em círculo de amigos, ou na vida acadêmica ou profissional.

Não é difícil identificar essas pessoas, porque elas se destacam na multidão pelo brilho próprio e postura exemplar.

Elas agem de acordo com os próprios valores, não tentam obter vantagem à custa da fragilidade de ninguém e sempre buscam ser um exemplo para si mesmas e àqueles ao seu redor.


Apesar de imperfeitas, como todos nós, as pessoas de coração íntegro estão comprometidas a ser melhores a cada dia, pois desejam que sua passagem pela Terra seja significativa, querem deixar um legado bom para quem convive com elas.

Conviver com essas pessoas é aprender um pouco a cada dia sobre respeito, justiça e generosidade. É ter à nossa disposição um dos maiores guias para o próprio aprendizado e evolução. É ter sempre com quem contar num mundo em que o egoísmo domina os relacionamentos. É desenvolver valores que nunca poderão ser tirados de nós.

Se todos nós nos inspirássemos mais nas pessoas íntegras ao nosso redor e adotássemos o seu padrão de pensamento e comportamento, certamente o mundo seria um lugar de mais harmonia, felicidade e igualdade.

A integridade é um valor com o qual se nasce, mas que também pode ser aprendido. Logo todos podemos escolher cultivar o coração íntegro, libertando-no dos padrões negativos existentes na sociedade e fazendo um compromisso com o bem.


Esforce-se todos os dias para ser uma pessoa de coração íntegro e fazer o que é certo, sem esperar aplausos, isso não lhe dará muitas glórias, mas trará paz ao seu coração, e essa é a maior recompensa que uma pessoa pode desejar.

Compartilhe esta reflexão tão valiosa com os amigos que precisam dessa mensagem.

 

 Direitos autorais da imagem de capa: obra de Christian Schloe.


6 imagens de solidariedade em tempos de coronavírus para restaurar sua fé na humanidade

Artigo Anterior

Levante a cabeça, Deus está agindo por você e tudo se resolverá!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.