O cuidado de cada dia que precisamos ter com a nossa mente e coração

3min. de leitura

Sonhar, pensar e sentir: o cuidado de cada dia que precisamos ter com a nossa mente e coração.

Você tem sonhos? Quantos deles você já conseguiu realizar? Você sente que alguma coisa o impede de realizá-los?



Conversando recentemente com algumas pessoas sobre sonhos/objetivos e a predisposição que cada uma tem para realizá-los, para minha grande surpresa, descobri um sentimento em comum entre elas: a maioria das pessoas têm sonhos incríveis, muitas vezes de longa data como, por exemplo, sonhos da infância. Por curiosidade, eu perguntei para algumas o que as impediram de concretizá-los e a resposta foi um sonoro e consensual sentimento de medo.

Muitas pessoas têm medo de seguir os seus sonhos, medo de não dar certo, de se expor, de se importar demais no que os outros vão pensar etc.

Esse sentimento paralisa algumas pessoas para tomarem qualquer tipo de decisão, quando são colocadas em uma situação de vulnerabilidade.

Por causa do medo muita gente segue outros objetivos, impostos por alguém ou por elas mesmas e, por isso, continuam naquele padrão.


Por uma questão de conformismo, para não contrariar ou encarar crenças limitantes impostas por terceiros, seguem por um futuro sem questionamentos.

Ao dar atenção em demasia ao medo, cada vez menos colocarão em prática os seus objetivos de vida. Quanto mais damos atenção a alguma coisa, mais ela cresce.

Duas coisas para levarmos em consideração: cuidado em querer terceirizar suas responsabilidades e cuidado com os seus pensamentos e sentimentos.

Através deles, formamos um padrão programado em nossa mente. Tudo o que programamos sem filtrar na mente consciente o subconsciente aceita.


É preciso tomar muito cuidado ao trabalhar com o subconsciente. Essa parte do cérebro não exerce qualquer juízo de valor. Portanto, não é o subconsciente que dirá se algo é certo ou errado, bom ou ruim, real ou imaginário, possível ou impossível. Uma vez programado no subconsciente, as condutas do indivíduo dar-se-ão conforme a programação.

E se antes de responder o motivo de realizar alguma coisa, você entender o que de fato está por trás daquela antiga resposta, dando lugar para uma nova maneira de pensar?


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Ammentorp/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 17/06/2019 às 7:18






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.