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“O cultivo ao silêncio é a base do autoconhecimento.” – Sri Prem Baba

“Permaneçamos recolhidos no silêncio…”


É com essa frase que o mestre Sri Prem Baba começa as suas meditações guiadas.

O mestre espiritual e líder comunitário Sri. Prem Baba é também conhecido como o guru pop aqui no Brasil. Ele é autor de “Propósito” (Editora Sextante), terceiro livro mais vendido em 2017 na categoria “Autoajuda”, segundo o ranking anual do portal Publishnews.

O guru também faz sucesso nas redes sociais com o seu canal no Youtube e a sua página no Facebook, onde neste momento está rolando uma transmissão ao vivo diretamente da Índia.


A audiência está em peso assistindo a um de seus satsangs, uma espécie de palestra aberta para os seguidores de Prem Baba. O encontro é uma das atividades da sua “Temporada Índia 2018”, que começou agora em janeiro e continua até março.

Durante esses meses, o guru vai compartilhar seus ensinamentos e suas mensagens nestas palestras e em outras atividades, como práticas de yoga, meditação e cantos de mantras.

Em março, último mês da temporada, Prem Baba participa do “Retiro do Silêncio”, com duração de 13 dias. A atividade, que acontece somente duas vezes ao ano (uma delas aqui no Brasil), é uma oportunidade para quem quer se aprofundar no cultivo ao silêncio – que, para o guru, é a base do autoconhecimento.


Se essa ideia faz sentido para você, continue lendo o texto. Nas próximas linhas você vai entender melhor por que o silêncio é uma prática poderosa e como é possível praticá-lo em um mundo tão cheio de ruídos. (A meditação não é a única possibilidade!)

Por que o cultivo ao silêncio é uma prática poderosa?

“Permaneçamos recolhidos no silêncio…”. É com essa frase que o mestre Sri Prem Baba começa as suas meditações guiadas.

É com ela, também, que ele reforça um de seus principais ensinamentos: o cultivo ao silêncio no dia a dia é a base do autoconhecimento. Um minuto de silêncio tem grande poder. Um minutinho que seja para ficar quieto e se conectar com o seu interior. Uma pausa para se desligar dos barulhos externos e internos (nossa mente é barulhenta – e como!). Alguns instantes longe das distrações que tiram o nosso foco e concentração.

Parece simples, né? Acontece que a vida anda tão agitada que o silêncio virou luxo. Não é quase um privilégio parar uns minutinhos durante o dia para ficar quieto, sem fazer nada, recolhido no silêncio? Sem contar que o ruído está por todos os lados, não há como fugir dele.

Mas o fato é que o cultivo ao silêncio no dia a dia é a essência da revolução espiritual, na visão de Prem Baba. É uma prática poderosa para aprendermos a nos desassociar da nossa mente, ou seja, a não criar identificação com o nosso turbilhão de pensamentos, emoções, desejos, reações.

À medida em que conseguimos nos silenciar, aquietamos a nossa mente viciada em pensar. Conseguimos focar no momento presente e apenas testemunhar o que acontece à nossa volta, sem julgamentos. Ampliamos a nossa capacidade de autoobservação e nos aprofundamos no processo de transformação.


Como cultivar o silêncio no dia a dia?

Aqui vão algumas dicas para se desligar do mundo lá fora e se voltar para dentro, sem precisar ir para um templo na Índia ou uma montanha no Tibet! Confira:

1. Medite

Experimente meditar todos os dias por pelo menos dez minutinhos.  Encontre um ambiente calmo e silencioso, fique numa posição confortável, feche os olhos e preste atenção no movimento da sua respiração.

Os pensamentos vão continuar surgindo na sua mente, é normal. Deixe que eles passem e retome o foco para a sua respiração.

Dica: no Soundcloud e no Youtube você encontra áudios de meditações guiadas do Sri Prem Baba. É um ótimo começo!


2. Faça viagens em meio à natureza

Em seu livro “O silêncio na era do ruído” (Editora Objetiva), o autor Erling Kagge fala exatamente sobre a importância de “trancar o mundo lá fora” e encontrar o nosso silêncio interior.

Um dos caminhos para isso, na visão do autor, são as viagens em meio à natureza, longe de aparelhos eletrônicos e sem companhias. Mas ele também acredita que é possível encontrar o silêncio em qualquer lugar – no chuveiro, no escritório e até na pista de dança. O segredo é se afastar!


3. Faça caminhadas

Você tem o costume de sair para caminhar ao ar livre? Se ainda não, experimente sair um sábado ou domingo de manhã para uma caminhada sozinho (a). Vá até um parque ou praça da sua cidade e caminhe por pelo menos 30 minutos, sem música no fone de ouvido ou conversa no celular. Apenas observe a natureza e respire o ar puro.

Além de ajudar a silenciar, essa simples caminhada vai te colocar em contato com a natureza. E isso faz bem para a sua saúde física e psicológica, sabia? Vários estudos já comprovaram que a experiência ao ar livre tem efeitos sob o corpo e o cérebro. No Japão, por exemplo, virou tradição o chamado “banho de floresta” (shinrin-yoku), que consiste em passar alguns momentos imerso em uma mata apenas apreciando a paisagem. A prática, inclusive, é  reconhecida pelo governo como parte dos cuidados preventivos com a saúde.


4. Faça pequenas pausas antes de atividades importantes

Em suas mensagens nas redes sociais, Sri Prem Baba propõe que as pessoas façam um minuto de silêncio antes de cada atividade importante: levantar, sair para o trabalho, almoçar, ir para uma reunião, dormir.

A ideia é que comecem com cinco minutos de silêncio por dia, durante 21 dias. Caso percebam alguma transformação, estendam a prática para 40 dias e depois três meses, até se tornar um hábito. E aí, vai tentar?!





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