7min. de leitura

O custo da inveja: a inveja compromete toda a sua mente!

No nosso ambiente competitivo de hoje, é muito fácil tornarmos invejosos dos sucessos dos outros. No campo das Startups, sempre existem alguns indivíduos fenomenais que florescem rapidamente em suas áreas de atuação respectivas.

Sabemos de um que produziu um app que rapidamente ganhou 20.000.000 usuários e outro que ganhou vários prêmios de negócios pendentes e conseguiu a atenção da mídia.


Quando um colega supera você, um amigo tem uma vida social agitada ou quando alguém tem um relacionamento aparentemente perfeito, é fácil recorrer ao ressentimento. Na maioria das vezes, nós não admitimos estes sentimentos, mas o monstro de olhos verdes espreita na superfície.

Se queremos ou não admitir, todos nós  já sentimos inveja de outra pessoa no passado. Mas acontece que sentimentos competitivos e ciumentos são uma estratégia adaptativa. Os seres humanos são naturalmente inclinados a se compararem com os outros, porque antigamente era essencial superar os outros a fim de sobreviver.

Embora pareça natural sentir inveja, o sentimento faz mais mal do que bem.


A inveja compromete toda a sua mente

A inveja interfere Na capacidade das pessoas de pensar e agir. Em vez de trabalhar em alcançar um alto nível de sucesso, ele focaliza a energia de uma pessoa sobre o que falta. Uma pessoa invejosa é cega a seu próprio progresso desde que seu único objetivo é ter o que outro já tem. Sem marcos para o seu progresso, indivíduos invejosos rapidamente perdem sua motivação completamente.

Aqueles que se preocupam com os resultados finais que outros possuem não pensam sobre a jornada que seus concorrentes tiveram que tomar para alcançar esse nível de sucesso. Pessoas invejosas são cegas a seus próprios pontos fortes e são incapazes de ver as fraquezas dos rivais.

Se você passar toda a sua vida invejando os outros, porque você acha que eles são mais eficientes, facilmente promovidos ou melhores em resolver problemas, você nunca vai se tornar melhor. Uma pessoa que perde tempo se preocupando com o sucesso dos outros não será capaz de ver o seu próprio potencial. Mesmo quando a pessoa invejosa sucede, ele ou ela, provavelmente, ainda estará tão focado na outra pessoa que haverá pouco espaço para a celebração. O ciclo vicioso continua, e o indivíduo invejoso nunca se sente satisfeito.


A realidade é que sempre haverá alguém mais inteligente, melhor ou mais forte. A inveja condena as pessoas a levar vidas em que eles sempre esperam ter mais. O monstro de olhos verdes nunca fica satisfeito. Nós precisamos entender que a motivação intrínseca para o sucesso rende melhores resultados do que o ressentimento das realizações dos outros.


Pare de depender da inveja

Eu entendo que mesmo o mais altruísta e otimista entre nós pode ser tentado a invejar os outros de vez em quando. Quando eu sinto inveja, eu revisito meu propósito e desejo de me suceder. Assim encontro a motivação através da minha própria visão.

Quando comecei a meu trabalho atual, foi uma luta. Muitas empresas novas estavam surgindo em todos os lugares e nesse tempo eu ouvi sobre uma outra empresa, de rápida ascensão. Seu prédio tinha quatro andares, um layout chique, uma cantina grande e uma sala de recreação com uma piscina e jogos de dardos. Fiquei impressionado, mas comecei a ter esse sentimento desconfortável, comparando-me a outra empresa bem-sucedida.

Eu poderia deixar este sentimento me consumir, mas ao invés disso eu me lembrei do que era importante para mim. Lembrei-me que estou mais interessado em criar um ambiente que impulsione a produtividade. Qualquer coisa que não aumente a produtividade é supérflua, e poderia criar distrações. Então, eu pensei sobre os objetivos do meu trabalho. Quero criar um produto que tenha uma influência positiva sobre os outros.

Meus membros da equipe são divertidos e criativos por conta própria. Se eu passei todo o meu tempo me preocupando com o quão grande seus escritórios eram, eu ficaria chateado comigo mesmo por não ser capaz de oferecer-lhes o que a outra empresa já tem. Eu escolhi me ocupar, preocupando-me com o progresso.

Quando eu me concentro em minhas aspirações e trabalho para melhorar a mim mesmo, isso me aproxima de alcançar a minha missão. Saber o que eu realmente quero é a melhor motivação para a afastar inveja do que todos os outros têm. Não há nenhuma razão para eu invejar o que os outros têm, porque essas coisas não se alinham com a minha visão.

Libertar-me do controle da inveja, libertou-me de desejos irrealistas e contraproducentes. Eu posso ver o progresso que fiz, bem como as áreas em que eu gostaria de crescer, e  permitir que o meu trabalho tenha seu próprio mérito, em vez de, constantemente, compará-lo com o trabalho dos outros.

Não só estará se libertando da inveja crítica para ficar focado no que é importante, ele também faz a vida muito mais agradável. Ser capaz de aplaudir o sucesso de outra pessoa, sem ter uma reação negativa, levou a mais oportunidades e parcerias do que se esse sucesso tivesse criado um relacionamento contraditório.

Quando você começar a cobiçar o sucesso dos outros, realinhe-se com a sua visão, e reconheça que estamos todos em uma jornada para nos tornarmos as maiores e melhores versões de nós mesmos.

___________

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Life Hack





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.