“O endereço mais difícil do mundo: o lugar do outro”



Nunca economize empatia e respeito, eles valem ouro!

Tenho encontrado essa frase em muitos lugares recentemente e ela me fez pensar sobre a grande dificuldade que sentimos em nos colocar no lugar das outras pessoas, sejam pequenas situações cotidianas, até grandes problemas, que poderiam ser resolvidos com mais simplicidade se nós simplesmente soubéssemos usar a empatia.

Quando nos deparamos com situações complicadas, especialmente se somos prejudicados por elas, de alguma forma, nossa primeira – e quase sempre única – reação é culpar o outro.

Nós lhe atiramos muitas pedras e condenamos tudo o que fez, sem nunca pararmos para tentar compreender as coisas por um ponto de vista diferente.

Claro que nenhuma atitude ruim possui uma justificativa boa o suficiente para aqueles que foram prejudicados, mas a capacidade de ter empatia pode percorrer um longo caminho, quando se trata de mantermos a nossa saúde mental e emocional em dia enquanto convivemos com pessoas imperfeitas, assim como nós.

Um dos lugares mais difíceis que podemos alcançar é o lugar do outro, porque o caminho até lá é cheio de julgamentos, egoísmo e preconceitos, mas também cheio de mudanças de pensamento e comportamento.

Ele exige que deixemos opiniões e ideias pré-concebidas para trás, para que possamos descobrir uma nova realidade.

O problema é que nem todos estamos preparados para isso, para admitir que, em alguns momentos, não temos razão, e que, em muitos casos, as outras pessoas agem melhor do que nós. Ninguém gosta de reconhecer as próprias falhas, é muito mais fácil condenar o outro a tirar um tempo para se colocar em seu lugar, e analisar a situação sem colocar os próprios interesses em primeiro lugar.

No entanto, a verdade é que nós só podemos progredir e criar relacionamentos saudáveis quando aprendemos a olhar o mundo com os olhos do outro e entendemos que não precisamos ser inimigos daqueles que um dia nos causaram dor, porque isso faz parte da vida.



Todos nós temos um ponto de vista, uma forma de enxergar cada pequena coisa que acontece conosco e vivemos nossas vidas da maneira que acreditamos ser certas.

Em algum momento, nossos pensamentos entram em conflito com os de outras pessoas, e a melhor maneira de resolver isso não é através da empatia.

A empatia tem o poder de mudar o mundo, de trazer conciliação e paz onde antes existia apenas conflitos, é capaz de renovar relacionamentos quebrados, ela é a melhor escolha para sermos melhores e estarmos perto das pessoas que realmente importam para nós.

Ainda que seja difícil se coloca no lugar do outro, é algo que certamente vale a pena, portanto nunca economize empatia e respeito, eles valem ouro!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: georgerudy/123RF Imagens.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.