publicidade

O estresse crônico causa estes 4 sérios problemas de saúde!

Todos nós lutamos com o estresse em algum ponto ou outro, alguns mais do que outros. Ele pode decorrer de um projeto importante no trabalho, problemas de relacionamento, problemas financeiros, problemas de saúde, ou qualquer outra situação com a qual você preocupa. Um pequeno indício de ansiedade muitas vezes pode se transformar em uma sensação completamente esmagadora, afetando diferentes partes de sua vida.



Se você está em perigo iminente, o estresse é benéfico. Coloca o corpo em modo de sobrevivência e solicita uma resposta de luta ou fuga. Mas se o seu corpo está em um estado contínuo de estresse, pode afetar mais do que apenas o seu processo de pensamento. Na verdade, pode ser prejudicial ao longo do tempo.

O estresse crônico libera hormônios do estresse em excesso, incluindo cortisol, epinefrina e norepinefrina. Com esses hormônios em excesso fluindo através do corpo, a sua resposta ao estresse fica desequilibrada. Como resultado, seu sistema imunológico sofre.

O estresse desencadeia inflamação no corpo, elevando a pressão arterial e uma menor resistência à doença, tais como o resfriado comum. Seu corpo começa a cicatrizar-se mais lentamente, seu padrão de sono é perturbado, a pele começa a reagir negativamente e você começa a sentir-se completamente esmagado emocionalmente e fisicamente.


1.O estresse aumenta o risco de ataque cardíaco

o estresse crônico causa2

Você sabia que mais ataques cardíacos ocorrem às segundas-feiras do que em qualquer outro dia da semana? Acredita-se que esse fato esteja relacionado ao estresse no trabalho. Durante momentos de alto estresse, o corpo libera hormônios. Os investigadores acreditam que estes hormônios podem causar a dispersão de biofilme bacteriano das paredes das artérias, permitindo que placas de repente se soltem, provocando um ataque cardíaco.


2.O estresse está ligado ao diabetes

o estresse crônico causa3


Uma pesquisa mostrou que pessoas que sofreram de abuso tinham níveis mais elevados de inflamação crônica, enquanto que aqueles que crescem em condições socioeconômicas precárias são duas vezes mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2 quando adultos, devido a níveis de inflamação elevados.


3.O estresse pode levar a distúrbios de memória

o estresse crônico causa4

O estresse prolongado pode causar danos às células do cérebro, fazendo a memória a sofrer. Isso perturba os sistemas neuroendócrino e imune, e os pesquisadores acreditam que desencadeia um processo degenerativo no cérebro, que pode resultar na doença de Alzheimer.


4.Estresse pode causar problemas de estômago

o estresse crônico causa5

Problemas digestivos podem se formar como resultado de estresse crônico. Foi mostrado que o stress provoca um número de problemas nocivos no intestino, incluindo a diminuição da absorção de nutrientes, diminuição da oxigenação no seu intestino, e a diminuição do fluxo de sangue para o sistema digestivo, o que leva a redução do metabolismo. O estresse pode desencadear doenças no intestino.


Como gerir o stress

Identificar a fonte ou fontes de stress em sua vida é o primeiro passo para gerir o seu stress. Se um trabalho, relação ou outra situação está causando tanto estresse que te faz adoecer, provavelmente é tempo para uma grande mudança. Se o estresse é causado por algo pequeno, encontre uma maneira saudável de controlar a situação. Exercício, meditar, fazer um passeio, passar tempo a cada dia fazendo algo que você ama, tomar um banho de espuma durante a noite … Encontre uma maneira útil de lidar com o estresse e diminuir a sua ansiedade antes que ele tenha a chance de fisicamente afetá-lo.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: David Wolfe

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.