O filme que todo educador precisa assistir – “Como estrelas na terra”

A educação transforma vidas e nos torna mais abertos à realidade do mundo, nos ensina a enxergar os fatos de diferentes ângulos, permite convivermos com pessoas diferentes e respeitá-las, ajuda-nos a formarmos nossas próprias opiniões e nos guia em cada uma de nossas atitudes.

Assim como nossos pais, parentes e amigos têm sua importância em nossa educação e no tipo de pessoas que iremos nos tornar, os professores também exercem um papel fundamental nas vidas de todos nós, pois nos ensinam sobre o passado, o presente, e plantam em nós uma esperança para o futuro. Seu posicionamento e metodologia permanecem com seus alunos para sempre.

Por esse motivo, é muito importante para os educadores refletirem sobre o seu papel na vida de seus alunos, que muitas vezes vai além do lado profissional. Eles lidam com uma diversidade de pessoas todos os dias, e precisam ir além, para realmente transformarem as vidas de seus discípulos e também o espaço escolar como um todo.

O filme indiano de 2007 “Como estrelas na Terra” vem ganhando mais destaque ultimamente pelo tema que aborda, mostrando como as crianças são únicas e especiais à sua própria maneira, e como o professor pode incentivar a autoconfiança, independência e amor-próprio, fazendo com que seus alunos entendam que, mesmo com suas particularidades, são capazes de mudar suas vidas e o mundo.

O filme também trata da dislexia de uma maneira simples, sábia e muito bonita. Mostra quais são as características dessa condição e como os pais e educadores podem lidar com as crianças disléxicas de uma maneira saudável, reforçando o papel do amor e da empatia em primeiro lugar. Além disso, também ressalta o valor do ensino multissensorial, que utiliza todos os sentidos, e também o papel da arte como fator motivacional e de crescimento.

Como estrelas na Terra é uma obra-prima, que pode agregar muito aos educadores, ampliando sua visão sobre a própria profissão e também muito indicado para crianças ou jovens com dislexia e suas famílias, pela bela mensagem que transmite.

Abaixo mostramos uma das cenas do filme. Aprecie!

_______________

Direitos autorais da imagem de capa: Retirada do vídeo



Deixe seu comentário