Reflexão

O fim do isolamento por conta própria: poderosa reflexão de dr. Drauzio Varella

A reflexão do dr. Drauzio Varella é necessária e nos abre os olhos sobre nossas atitudes neste período de crise!



Estamos vivendo a pandemia de coronavírus há quase um ano, em todo esse tempo, mudamos nossa realidade de vida seriamente, aprendemos todas as maneiras de nos prevenir do contágio e já enfrentamos diversas vezes medidas de proteção severas, que nos obrigaram a rever nossas prioridades e a colocar nossa saúde e o bem-estar de todos em primeiro lugar.

No entanto, mesmo com todas as informações disponíveis e o conhecimento que acumulamos sobre quão perigosas são as aglomerações e de quantas pessoas já enfrentaram situações graves por conta do novo vírus, muitos continuam desobedecendo às recomendações e colocando em risco a vida de outras pessoas.

Um resultado direto da falta de responsabilidade da população está presente nos números. Em todo o mundo, as perdas se acumulam de forma assustadora. No começo de 2021, as mortes já somam mais de 1,800 milhão.


No Brasil, a realidade também está muito séria. Ainda sem vacina, já são mais de 196 mil mortes, número que cresce a cada dia pela escolha de muitas pessoas todos os dias: encerrar o isolamento por conta própria.

É um fato que a realidade que estamos vivendo é, de diversas formas, limitante e pode nos trazer efeitos em nível emocional e mental. No entanto, o distanciamento social ainda é nossa melhor forma de prevenção.

Em agosto de 2019, o oncologista, cientista e escritor Drauzio Varella, conhecido por popularizar o conhecimento médico através de programas de televisão e nos próprios canais nas redes sociais, gravou um vídeo muito importante sobre “o fim do isolamento por conta própria”.

Na gravação de pouco mais de 2 minutos, ele fala como muitas pessoas, apesar de todas as medidas de segurança exigidas nos últimos meses, estão decidindo por si mesmas que não há mais necessidade de se isolar e das consequências que tais atitudes representam em nossa realidade atual.


Ele fala sobre a diferença de papéis dentro da pandemia e nos traz a importante mensagem de que os responsáveis por colocar um fim nesta realidade é de cada um de nós, obedecendo às orientações e usando máscara sempre que saímos de casa.

O médico finaliza dizendo que seu ponto de vista sobre nossa relação com a pandemia não é pessimista, mas realista. Confira o vídeo abaixo!

Realmente, uma mensagem necessária. Que as palavras do dr. Drauzio entrem em nossas mentes e nos façam repensar nossas atitudes, para que sejamos mais responsáveis nesta crise.

Compartilhe o texto com os amigos através das redes sociais!


Deus escreveu seu nome no livro dos milagres. Coisas incríveis chegarão à sua vida!

Artigo Anterior

Depois de fazer live afirmando estar bem e assintomático, Luciano Hang recebe alta do hospital

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.