3min. de leitura

O fracasso é um processo natural de aprendizado

O fracasso, muitas vezes, parece o fim, mas na verdade ele é apenas uma experiência, um processo natural de aprendizado, um incentivo para recomeçar.

Devemos compreendê-lo, não o repudiar, entender que ele é necessário para o crescimento, revisar o que precisa ser melhorado e reconstituído.


Não há problema em errar, fracassar, quando se tem consciência de que o importante é recomeçar, ir além da nossa capacidade, reverter as coisas, ter a firme convicção que podemos realizar aquilo que cremos alcançar.

Não temos que nos arrepender de nada, temos que tomar as rédeas do nosso destino, lutar com as armas da persistência, confiança, obstinação. Desistir é conformar com a derrota, aceitar menos, abraçar o erro, aliar ao acaso.

Não há vitória sem lutas, não há ganhadores sem perdedores, para ser vencedor é preciso ser batalhador, determinado. Não podemos parar, temos que arregaçar as mangas, ir à luta, priorizar felicidade.


Se acomodarmos desistimos de nós, damos as costas ao futuro, entregamos as medalhas e o ouro. Seguir é o caminho, a ordem para chegar.

Assim como nossas ações, as palavras têm poder imensurável, força de expressão e podem agir de forma negativa ou positiva sobre as coisas, fatos que interferem consequentemente nos acontecimentos que nos levam ao sucesso. Com elas podemos eliminar pensamentos destrutivos, ativar manifestações afirmativas do subconsciente que usadas com energia tem efeito positivo: eu quero, eu posso, vou continuar, vou conseguir, já deu certo.

Se a gente não cooperar, nada vai mudar. O sucesso é uma trajetória a ser programada, desenvolvida com perseverança, sem stress, para concluir tudo no tempo certo. Há momentos que são justificáveis para desistir quando o trabalho afeta a saúde, a insistência dá lugar a impotência, tortura, ansiedade, desgaste, desequilíbrio psicológico. O que estava bom fica ruim, o que era bonito agora parece feio. Desistir é o melhor quando a escolha é ser feliz, a melhor atitude é se amar, ter paz.

O sucesso sempre dependeu de nossas escolhas, confiar que não estamos sós. Sucesso é lançar-se ao desconhecido, acreditar na oportunidade, jogar-se do trampolim, decidir pelo que  completa.


Tudo precisa ser avaliado, calculado com responsabilidade, honestidade, foco. Recomeçar sempre, investir em trabalho, desenvolvimento.

O tempo segue conosco nessa caminhada onde o aprimoramento é a mão de obra, cada tijolo contribui para nosso futuro. O concreto é a fé, a certeza de que dias melhores virão.


Direitos autorais da imagem de capa: Finn Hackshaw on Unsplash





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.