O Segredo

O homem é aquilo que pensa o dia inteiro…

Já leu a respeito sobre a Síndrome do pensamento acelerado?



A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é produzida por uma hiperconstrução de pensamentos, numa velocidade tão alta que estressa e desgasta o cérebro. É o resultado do excesso de atividades e de estímulos sociais que somos submetidos diariamente, e impede o desenvolvimento das funções da inteligência, como refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência e empatia.

Qual a relevância desse assunto? Bom, com que frequência sente-se ansioso, irritado, inquieto, intolerante, com déficit de concentração, esquecimento, fadiga excessiva e cansaço ao despertar? Sente dores de cabeça ou musculares?

Se sua reposta for sim na maioria dos pontos, é bem provável que esteja sofrendo de SPA. Um mal que hoje provavelmente atinge mais de 80% dos indivíduos de todas as idades, de alunos a professores, de intelectuais a iletrados, de médicos a pacientes.


Frequentemente somos bombardeados com excesso de informações, transformando nossa mente num depósito, o que torna-nos hiperativos. É de grande valia que filtre o conteúdo que consome. Vamos falar da tecnologia, a parte que mais gosto, o que facilita comunicação, traz praticidade e agilidade. Mas como para tudo há seus contras, há quem não sabe utilizar dessa ferramenta extraordinária, fica refém, tornando-se superficial. É preciso uma desintoxicação digital. Dos fatos mais importantes, para evitar o esgotamento mental, diminua o ritmo. Eu sei que isso é muito difícil, sou ligada no 220v, complicado deixar a agenda de lado e esquecer os compromissos.

Mas quem quer fazer tudo ao mesmo tempo acaba inevitavelmente não concretizando nada. E pior, torna-se uma pessoa insatisfeita, agitada. Estamos vivendo sob a lógica do fast-food emocional, não é a qualidade do que consumimos que produz o prazer, mas a quantidade. Tudo é pronto. Não exige contemplação, desafio e descoberta.

Não confunda em diminuir o ritmo com ser menos produtivo, cuidado com a paranoia pelo sucesso a qualquer custo e a compulsão de ser o número um está destruindo as relações e transformando as pessoas em escravas do sucesso. Uma pessoa com a SPA tem mais dificuldade de lidar com suas perdas, administrar suas decepções e refletir sobre suas falhas.

É preciso ter consciência que a vida é cíclica, não há sucesso que dure todo tempo e nem fracasso que seja eterno.


Não importa o estado atual em que se encontra. Seria injusto supor que só uma pequena classe de privilegiados pudesse ter acesso das boas coisas da vida, enquanto que o resto teria que se contentar com as migalhas. Seria também ridículo admitir que as riquezas do universo sejam limitadas, de tal sorte que, se uns tiverem bastante, outros terão pouco.

Quando nada dá certo, sei que você já culpou a falta de sorte, a falta de oportunidades, que já culpou os pais, o governo, a vida, o mundo, seja lá o que for mais. Mas, admita que se tem alguém responsável por seus resultados, esse alguém é você!

A sua vida é o resultado dos seus pensamentos. Ralph Waldo Emerson, pensador e escritor norte americano, disse que “o homem é aquilo que pensa o dia inteiro”.

Todo pensamento emocionalizado, reforçado pelo sentimento, transforma-se em realidade física. James Allen afirmou, com toda razão: “Tudo quanto o seguia homem consegue e tudo quanto deixa de conseguir é resultado direto dos seus próprios pensamentos”. Não existe acaso, má sorte, azar; é a soma dos seus pensamentos diários que leva você a esses resultados. À medida que o progresso evolui, a humanidade passa a enfrentar maior número de problemas, o que é um paradoxo. Isto significa que o homem não descobriu, através dos séculos, o seu próprio caminho.


_____________

Direitos autorais da imagem de capa: sifotography / 123RF Imagens

Ela redescobriu o amor…

Artigo Anterior

Quando o coração se cansa…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.