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O horário ideal para tomar café:

Segundo o IBGE, o café é o alimento mais consumido pelos brasileiros. Tem gente que diz que o dia não começa antes de uns goles, mas se você for uma dessas pessoas, talvez os dados a seguir te façam mudar de ideia.



Steven Miller, umdoutorando em ciências da saúde da Universidade de Bethesada, nos EUA, estudou nosso ciclo circadiano, ou seja, o ciclo hormonal de 24 horas pelo qual nosso sono se guia. E, entre as descobertas dele, uma delas indica que a gente não deveria tomar café de manhã.

Miller descobriu que o cortisol, um dos hormônios que controla o ciclo circadiano e nos faz sentir alerta, tem seu pico de produção entre as 8h e 9h da manhã, o que significa que consumir cafeína nesse período é supérfluo: seu corpo já está produzindo substâncias que vão te deixar acordado. E a cafeína, nesse caso, não tem efeito cumulativo: o cortisol diminui os efeitos energéticos do café e ainda faz com que seu corpo fique mais tolerante a ele.

A ideia, portanto, é coordenar o café com os horários em que seu corpo não produz cortisol – isso seria entre 9h30h e 11h30, 13h30 e 17h, 19h e 21h e 0h e 1h, mais ou menos.

A boa notícia é que se você acorda super cedo e manda pra dentro uma xícara de café até as 7h30, você também está seguro e se beneficia 100% dos efeitos da cafeína, sem a interferência do cortisol.


Se quiser ler mais sobre as ideias de Miller e o inglês estiver afiado, dá uma olhaa no infográfico aqui embaixo:

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Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




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