Reflexão

O luto é o fim da vida de quem parte, mas o resto da vida para quem fica

capaO luto e o fim da vida de quem parte mas o resto da vida de quem fica
Comente!

A saudade será eterna, mas o sofrimento deve ser passageiro.

A morte nunca foi um assunto fácil de ser tratado, a dificuldade de tocar em assuntos delicados, como a perda de um ente querido, pode desestabilizar qualquer ser humano que ainda não tenha aceitado a partida.

Estamos sempre tentando nos acostumar com o fato de que o ciclo da vida, uma hora, termina. É uma tarefa difícil e nunca estamos prontos para passar pelo processo do luto, mesmo sabendo que a vida é passageira e estamos correndo o risco de partir a qualquer momento.

O fato é que precisamos aceitar que a nossa vida tem prazo de validade, e lidar com o luto é doloroso para quem fica, pois quem partiu está descansando pelo resto da eternidade, sem precisar sentir a dor da perda. Questionamos o sentido da vida, a razão de Nosso Senhor ter levado aquela pessoa que não esperávamos ir embora de forma tão repentina. Aguentar o peso da tristeza e da raiva é doloroso e desgastante.

O luto é um processo singular, existem pessoas ficam com as emoções afloradas, precisando desabafar e liberá-las em forma de choro, exercícios físicos ou alguma outra válvulas de escape, alguns preferem se isolar e tentar entender todos os acontecimentos com calma e sozinhos, já alguns aceitam mais rapidamente e conseguem retomar a vida em âmbito social com menos tempo de exclusão. Por isso, nunca compare o seu processo com o de outras pessoas, não existe a maneira certa ou errada, você apenas escolheu a que era mais confortável naquele momento.

O médico João Batista Alves de Oliveira diz que o luto é um conjunto de emoções, e nós não devemos desprezá-lo, a pessoa enlutada precisa enfrentá-lo de forma saudável para não prejudicar sua saúde mental. Ter ajuda de amigos e familiares é essencial para enfrentar as feridas abertas e conseguir amenizar a dor da perda.

É necessário elaborar o seu processo de luto, como você vai atravessar esse mar de emoções e superar cada uma delas e, caso você não elabore corretamente, vários fatores podem ocorrer, como depressão, ansiedade, ataques de pânico e muitos outros. Fingir que nada aconteceu é uma das piores escolhas para esse processo, precisamos entender que o indivíduo não vai mais voltar, então é preciso tentar mostrar para ele as boas lembranças que ficaram.

Alguns estudiosos debatem o luto eterno e dizem que deve ser analisado em cinco fases, sendo a última nomeada como aceitação. Os sentimentos ruins passam e ficam apenas aquela sensação de saudade, depois da aceitação vem a nostalgia: conversar com os amigos e familiares, lembrando de vários momentos juntos, viagens e presentes trocados e, ao invés de lágrimas, sorrisos começam a ser mostrados. Essa é a sensação do luto. Todo início é complicado, o medo nos assusta e domina a nossa mente, essa é basicamente a parte mais sombria do luto: fazer a nossa cabeça aceitar aquilo que o coração já entendeu.

Passamos por um período triste e caótico nesses últimos dois anos, a pandemia em decorrência da covid-19 deixou várias famílias enlutadas por conta das vítimas perdidas para o vírus, diariamente passando nos jornais terríveis notícias sobre várias histórias interrompidas de forma tão trágica. Soubemos transmitir carinho e afeto por meio de mensagens e declarações postadas na internet, um abraço nunca foi tão valorizado quanto agora.

O sofrimento é inevitável, mas busque viver cada fase do luto para encerrar o ciclo e seguir em frente. Se achar necessário, procure um profissional, a terapia é bastante indicada em casos de pessoas que não conseguem enfrentar a turbulência de sensações. Reconheça-se como ser humano, analise suas fraquezas para transformá-las em força, não existe manual para enfrentar o processo, mas de uma coisa você pode ter certeza: um dia você vai olhar para trás e observar quão forte foi e continua sendo por conseguir seguir em frente.

Comente!

Homem de 20 anos morre afogado após salvar duas crianças em rio de SC

Artigo Anterior

Deolane se joga em farofa de Gkay, exalta Lula e tem Instagram derrubado

Próximo artigo